GESTÃO Data de Publicação: 06 dez 2024 10:01 Data de Atualização: 17 dez 2024 15:40
O reitor Maurício Gariba Júnior e a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, assinaram nesta quinta-feira (5 de dezembro) o contrato de cessão do terreno de 80 mil metros quadrados onde será construído o Câmpus Tijucas do IFSC.
Na solenidade, em Brasília, também foram assinados os contratos de cessão de imóveis para os câmpus Mafra, do Instituto Federal Catarinense; São Vicente, do Instituto Federal de São Paulo (IFSP); Araripina, do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), e Itajubá, do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSul de Minas). O ministro da Educação, Camilo Santana, reitores e superintendentes do Patrimônio da União nos estados participaram do ato.
Leia a notícia sobre a solenidade no Portal do MEC
Assista à gravação da cerimônia de assinatura
Para o reitor Maurício Gariba Júnior, esse foi mais um passo importante na direção da implantação do 23º câmpus do IFSC, na cidade de Tijucas, município litorâneo a cerca de 60 quilômetros de Florianópolis. O projeto está previsto no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, com orçamento inicial de R$ 15 milhões. A doação do terreno pela Secretaria do Patrimônio da União (SPU) foi formalizada em agosto deste ano.
O coordenador da comissão de implantação do Câmpus Tijucas, Anderson Antonio Matos Martins, ressalta que ainda é necessário fazer a transferência da escritura do imóvel para o nome do IFSC e lançar o processo licitatório para a construção do prédio. Anderson também mantém contato com a gestão eleita de Tijucas, para articular parcerias e viabilizar a oferta inicial de cursos por programas como o Mulheres Mil, que podem ser desenvolvidos com pessoal terceirizado.
Expansão
O Câmpus Tijucas irá ofertar cursos de três eixos tecnológicos: Ambiente e Saúde; Informação e Comunicação; e Turismo, Hospitalidade e Lazer. A definição levou em conta os arranjos produtivos locais da região do Vale do Rio Tijucas, que deverá ser impactada com o novo câmpus do IFSC e abrange municípios como São João Batista, Canelinha, Biguaçu, Nova Trento, Porto Belo, Itapema e Bombinhas.
A nova etapa da expansão visa ampliar a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica para mil câmpus em todo o país. Em Santa Catarina, serão três novos câmpus: além do IFSC em Tijucas, as cidades de Campos Novos e Mafra receberão câmpus do Instituto Federal Catarinense (IFC).