JIFSC Cursos Gerais encerra com novidades e avaliação positiva

JIFSC Data de Publicação: 08 nov 2026 11:32 Data de Atualização: 08 nov 2026 14:51

Terminou neste domingo (8), em Florianópolis, a etapa Cursos Gerais dos Jogos do Instituto Federal de Santa Catarina (JIFSC) de 2026. A etapa foi voltada a estudantes de cursos superiores, técnicos subsequentes e concomitantes, pós-graduação, cursos de qualificação profissional (FIC), Proeja e estudantes de cursos técnicos integrados que tenham nascido antes de 2006.

As disputas ocorreram em dois locais: no sábado (7), as disputas foram no Instituto Estadual de Educação; no domingo, no Câmpus Florianópolis. Aproximadamente 550 alunos de 22 câmpus participaram da competição.

Responsável pela organização do evento, a Pró-Reitoria de Extensão e Relações Externas avaliou positivamente a edição. “Entendemos que o evento foi muito bom. A gente sabe que os desafios são muitos, existe toda uma logística de hospedagem, de alimentação e de arbitragem, mas conseguimos superar esses desafios e ter um excelente evento”, afirma o pró-reitor Maick da Silveira Viana.

Retorno à capital

Esta etapa da competição esportiva marcou o retorno do JIFSC a Florianópolis, cidade que não recebia a etapa Cursos Gerais desde 2019. “A gente tem muitos eventos do IFSC concentrados na capital, mas o JIFSC não acontecia aqui fazia tempo. E ainda com o desafio deste espaço novo, que foi a parceria com o Instituto Estadual de Educação”, diz o pró-reitor.

Antes de 2019, a capital havia recebido o JIFSC apenas em 2012, na primeira edição da competição.

Basquete 3x3

A estreia do basquete 3x3 foi a principal novidade da etapa. A permanência da modalidade será definida pela comissão organizadora, mas a avaliação da Pró-Reitoria é positiva. “É uma modalidade que, com pouca estrutura, consegue envolver muitos estudantes e acontece rápido. Em termos de tempo de quadra e de arbitragem, não é difícil de executar. A avaliação é que ela deve permanecer”, afirma Maick.

Próximas edições

Em 2026, as etapas Cursos Gerais e Integrados aconteceram em momentos separados. No ano anterior, as duas ocorreram em sequência. “Foi uma nova experiência separar os eventos. Agora a comissão vai se reunir para avaliar também qual é a maneira mais adequada: se como era até então ou neste novo formato”, explica Maick.

A expectativa é que, em 2027, os jogos voltem a circular por Santa Catarina. A ideia vale para as duas etapas. Segundo o pró-reitor, a organização já avaliou espaços nas regiões sul e meio-oeste do estado. “Temos alguns mapeamentos. Agora, com mais tempo de planejamento, devemos retomar a ida dos Jogos para outras cidades”, acredita.

Experiência completa

Ao convidar estudantes que ainda não participaram dos jogos, o pró-reitor destaca o papel do evento na formação. “Passar pelo IFSC sem ter participado do JIFSC é perder algo. Aqui é um momento de conhecer pessoas de outros câmpus, se integrar e vivenciar uma realidade diferente daquela do seu câmpus”, afirmou.

E, para quem participou desta ou outras edições dos jogos, Maick reforça que o resultado das partidas não é o principal. “A competição, embora importante, não é o mais importante por aqui. É esse momento de cooperação, de vivência. O JIFSC é o ápice de um trabalho que busca motivar nossos estudantes a praticarem atividades físicas e a terem um estilo de vida mais saudável”, concluiu.

Cinco participações

Gabriela Floriani Ribeiro é estudante do curso superior de tecnologia em Design de Moda no Câmpus Jaraguá do Sul-Centro. Com cinco edições da competição no currículo, ela é um exemplo de participante que aprova a experiência proporcionada pelo JIFSC.

Atualmente no 4o semestre da graduação, esta é a sua segunda vez na etapa Cursos Gerais. Antes, quando cursava o ensino médio técnico em Modelagem do Vestuário, participou três vezes das seletivas regionais e da etapa Cursos Integrados, uma vez da edição sul-brasileira dos Jogos dos Institutos Federais (JIF Sul) e uma vez da etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIF).

Neste ano, a equipe de vôlei de Gabriela venceu uma partida e perdeu duas, não passando para as finais. Mas, para ela, a experiência continua especial. “É sempre muito legal vir jogar, conhecer outras pessoas. É sempre diferente, porque a gente não tem muito contato com outros câmpus. E aqui consegue conversar com pessoas de outros cursos, outras cidades”, conta.

A estudante também destaca a torcida entre as delegações. “A gente começa a torcer para alguns câmpus aleatórios com que a gente fez amizade. Depois eles vêm torcer pela gente. É muito divertido”, diz.

Investimento em espaços esportivos

Segundo o pró-reitor de Extensão e Relações Externas, há expectativa de lançamento de um novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) pelo governo federal. No programa anterior, os investimentos priorizaram restaurantes, espaços esportivos e auditórios. “Havendo um novo PAC, a tendência é a gente avançar na parte esportiva nos câmpus”, afirmou.

Maick também lembrou que emendas parlamentares ajudam, mas não são suficientes para obras de grande porte. “Isso acontece porque os recursos costumam ser divididos entre vários câmpus. Uma emenda não viabiliza um ginásio que é de R$ 4 milhões a R$ 5 milhões”, disse.

Resultados

Confira os vencedores em cada modalidade:

Basquete 3x3 Feminino

  • 1º Lugar: Câmpus Florianópolis - Centro
  • 2º Lugar: Câmpus Joinville
  • 3º Lugar: Câmpus Gaspar

Basquete 3x3 Masculino

  • 1º Lugar: Câmpus Florianópolis - Continente
  • 2º Lugar: Câmpus Jaraguá do Sul - Rau
  • 3º Lugar: Câmpus Criciúma

Futsal Feminino

  • 1º Lugar: Câmpus São Miguel do Oeste
  • 2º Lugar: Câmpus Florianópolis - Centro
  • 3º Lugar: Câmpus Gaspar

Futsal Masculino

  • 1º Lugar: Câmpus Joinville
  • 2º Lugar: Câmpus Gaspar
  • 3º Lugar: São Miguel do Oeste

Tênis de Mesa Feminino Individual

  • 1º Lugar: Ana Julia de Oliveira Dias — Câmpus Canoinhas
  • 2º Lugar: Nátany Baretta — Câmpus Lages
  • 3º Lugar: Mariéli Gasperin — Câmpus São Miguel do Oeste

Tênis de Mesa Masculino Individual

  • 1º Lugar: João Gabriel Dal Vesco Smaniotto — Câmpus Lages
  • 2º Lugar: Dhomini Ricardo Prochnow — Câmpus Joinville
  • 3º Lugar: Mateus Pedro de Bem — Câmpus São José

Voleibol Misto

  • 1º Lugar: Câmpus Chapecó
  • 2º Lugar: Câmpus São Carlos
  • 3º Lugar: Câmpus Gaspar

Xadrez Feminino

  • 1º Lugar: Julia Fonseca Antunes - Câmpus Garopaba 
  • 2º Lugar: Leila Caroline Figueiredo Lopes – Câmpus Florianópolis - Centro 
  • 3º Lugar: Leticia de Oliveira Almeida - Câmpus Urupema 

Xadrez Masculino

  • 1º Lugar: Luis Fernando Justiniano Flores – Câmpus São José 
  • 2º Lugar: Jorge Augusto de Freitas de Oliveira - Câmpus Araranguá 
  • 3º Lugar: Samuel Jacques Gil dos Santos – Câmpus Jaraguá do Sul - Rau
JIFSC CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-CENTRO REITORIA