Neabi do Câmpus São José promove Semana da Consciência Negra

EVENTOS Data de Publicação: 09 nov 2024 06:18 Data de Atualização: 12 nov 2024 09:57

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi-SJE) do Câmpus São José do IFSC realiza de 19 a 26 de novembro atividades relativas à Semana da Consciência Negra. O evento tem o objetivo de valorizar a cultura negra e destacar os desafios ainda enfrentados na luta contra o racismo.

Neste ano, pela primeira vez no Brasil, o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, será feriado nacional. A data foi criada pela Lei 12.519/2011 para celebrar o valor e a contribuição da comunidade negra para o Brasil. O dia foi escolhido para homenagear Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, em Pernambuco, e símbolo da resistência negra na época do regime escravocata no Brasil. Zumbi dos Palmares foi assassinado em 20 de novembro de 1695.

A Semana da Consciência Negra do câmpus terá na programação rodas de conversa, oficinas e atividades culturais que buscam aprofundar o conhecimento sobre a questão racial e fortalecer o compromisso de todos na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Servidores do IFSC podem fazer inscrição na Semana da Consciência Negra do Câmpus São José como atividade de capacitação por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), na ação "244-SJE-Capacitação didático pedagógica para educação antirracista com foco na melhoria do currículo, pensamento decolonial e formação docente".

Confira a programação a seguir.

19 de novembro

15h30
Abertura da Semana da Consciência Negra: Lançamento do Neabi-SJE e Projeto "Páginas da Equidade" (Clube de Leitura), seguida da palestra "Possibilidades e abordagens curriculares antirracistas - cumprimento da legislação educacional brasilera", com Lara Luísa Silva Gomes.

21 de novembro

8h
Palestra "Colonialismo e suas consequências na identidade negra", com Marcelo da Silva, do Câmpus Camboriú do Instituto Federal Catarinense (IFC)

14h
Oficina de escrita criativa de slam

22 de novembro

19h
Apresentação teatral "Pegada Nagô"

26 de novembro

8h
Oficina de arte e pintura com Trajetórias Negras (na Sala de Cultura)

15h40
Roda de conversa com a professora Adriana Kaingang, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sobre "Lei 11.645/2008 / A história e importância dos povos indígenas de Santa Catarina"


19h
Apresentação teatral "Pegada Nagô"

EVENTOS EVENTOS CÂMPUS SÃO JOSÉ