EVENTOS Data de Publicação: 24 set 2024 17:29 Data de Atualização: 24 set 2024 17:38
A professora do Câmpus Gaspar Bruna Lummertz Lima recebeu o prêmio de melhor trabalho apresentado no GT “Moda, sustentabilidade e inclusão” do 19º Colóquio de Moda, realizado de 17 a 20 de setembro, no Senac Santo Amaro, em São Paulo. O trabalho premiado foi realizado em coautoria com Suzana Barreto Martins e é resultado do pós-doutorado da professora do Câmpus Gaspar em que ela pesquisou sobre o ensino de sustentabilidade nos cursos de Moda. Por conta da premiação, a pesquisa será publicada em um periódico. “Eu fiz um levantamento nos grupos de pesquisa no CNPq, os principais autores que pesquisam sobre, os principais artigos sobre moda sustentável, fiz questionários com alunos e professores e a partir dessas varáveis eu desenvolvi sete estratégias para o ensino da sustentabilidade.”
Ela explica que as estratégias são voltadas para que coordenadores dos cursos, os Núcleos Docentes Estruturantes e os professores possam rever como a sustentabilidade é tratada nos cursos de Moda. “A primeira estratégia fala sobre a formação dos professores em sustentabilidade, é importante que eles tenham formação para trabalhar com alunos. É preciso também que haja uma disciplina específica de sustentabilidade já no primeiro ano do curso para que os estudantes tenham essa base para poder desenvolver seus projetos. Outra estratégia é sobre a necessidade de projetos integradores que integrem os saberes de cada uma das disciplinas para que seja possível de fato trabalhar as três bases da sustentabilidade que são o social, o econômico e o ambiental. É preciso também formar designers para os novos tempos, para que eles possam ter noção dos processos reflexivos da sustentabilidade e não só de questões técnicas. É necessário modificar os projetos políticos pedagógicos dos cursos para trabalhar a sustentabilidade de forma transversal, rever os trabalhos de conclusão de curso que atualmente têm como enfoque desenvolver produtos e coleções de moda para que os estudantes possam pensar em serviços de moda em que se busque rever questões da materialização do produto.”
Parte da pesquisa da professora do Câmpus Gaspar também será apresentada no Congresso Internacional de Moda e Design (Cimode), que vai ser realizado em novembro na Itália.