INOVAÇÃO Data de Publicação: 13 nov 2024 15:29 Data de Atualização: 13 nov 2024 22:35
O projeto “eUsably - Avaliação Rápida, Automática e Constante para um E-commerce de Alta Performance” está representando o Câmpus Garopaba em eventos nacionais. Nos dias 4, 5 e 6 de setembro, o coordenador do projeto Rodrigo Balbinot Reis e o bolsista Gabriel Franzen participaram do EducaMundo 4.0 – Empreendedorismo, Inovação e Tecnologias Digitais na Rede Federal, realizado na Cidade da Inovação do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) em Vitória.
De 26 a 28 de novembro, o projeto será apresentado na 4ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, em Brasília, evento promovido pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). O representante dos estudantes será o bolsista Natan de Camargo Catapan Ghizzo Konig. O coordenador Rodrigo vai participar de uma roda de conversa sobre a participação no Edital 109/2022, da Setec/MEC.
O projeto é coordenado pelo contador do Câmpus Garopaba Rodrigo Balbinot Reis, com orientação técnica da coordenadora do curso superior em Informática do Câmpus Garopaba, professora Thaiana Pereira dos Anjos Reis. Além disso, participam do projeto uma bolsista externa e os alunos bolsistas Daiane Dorner Gabriel Franzen e Angelita Souza, do curso superior em Informática, e Natan Camargo e Victor Xavier, do curso técnico integrado ao ensino médio em Informática.
Durante os três dias de convivência e integração no evento em Vitória, cerca de mil participantes assistiram a palestras, painéis, mesas-redondas, e percorreram os estandes dos projetos que recebem apoio da Setec. Todos puderam se inteirar sobre as novidades e pesquisas desenvolvidas nos institutos federais, que envolvem o universo da inovação, tecnologias digitais, empreendedorismo, desenvolvimento sustentável e inclusão digital.
Rodrigo explica que o projeto Educa Mundo 4.0 é um conjunto de editais visando a temática inovadora e empreendedora. Nele há a linha de iniciação científica, que atendeu às redes municipais de ensino (50 mil alunos no Brasil) e a linha de empreendedorismo inovador, no qual o projeto do Câmpus Garopaba faz parte (edital 109/2022).
Segundo o coordenador, a participação nos eventos é uma experiência transformadora para os bolsistas. “O Gabriel nunca havia viajado de avião e gostou. Nesses ambientes entendemos a força da nossa Rede Federal. Éramos o único câmpus de Santa Catarina, havia inúmeros câmpus pequenos lá, e cada projeto mais maravilhoso que o outro”, destaca. Para Gabriel, a experiência foi bastante positiva: "Pude viajar e conhecer projetos de diferentes estados do Brasil, todos visando a inovação 4.0, foi uma experiência gratificante e muito importante para meu desenvolvimento como aluno do Instituto Federal".
A participação nos eventos também é uma forma de aprimorar os projetos. Segundo Rodrigo, foi possível acessar conhecimentos práticos do mercado, a partir do contato com uma aceleradora contratada durante o edital, a BButton. “Nos colocou para conversar com os players do mercado. Muito bom para abrirmos nossa visão e saber exatamente onde poderemos atual nem futuro próximo”, afirma.