ENSINO Data de Publicação: 14 out 2026 17:01 Data de Atualização: 14 out 2026 17:11
Em meio à grande quantidade de informações que circulam pelas redes sociais, aplicativos de mensagens e vídeos na internet, saber identificar uma fonte confiável, diferenciar fato de opinião e reconhecer conteúdos enganosos são habilidades cada vez mais importantes. Foi a partir dessa preocupação que surgiu o Projeto Ângulo, desenvolvido com estudantes do terceiro ano do curso técnico integrado em Alimentos do Câmpus Canoinhas do IFSC.
O projeto é um protótipo digital interativo criado na plataforma Genially. Nele, os estudantes têm acesso a textos curtos, dados, diferentes pontos de vista, repertórios socioculturais, alertas sobre desinformação, perguntas para debate e atividades de planejamento da escrita.
Um dos momentos mais interativos funciona como uma espécie de desafio de checagem. O leitor encontra afirmações sobre o tema estudado e precisa classificá-las como verdadeiras, falsas ou “falta contexto”. A proposta é mostrar que nem toda informação pode ser reduzida a certo ou errado. Às vezes, um dado pode ser verdadeiro, mas aparecer de forma incompleta ou sem as informações necessárias para ser bem compreendido.
Conforme o professor de português Ricardo de Campos, mais do que acertar uma resposta, o exercício incentiva o estudante a perguntar de onde veio a informação, que evidências a sustentam e se é preciso consultar outras fontes antes de chegar a uma conclusão.
Entre os temas trabalhados estão mudanças climáticas, aborto, liberdade de expressão, cultura digital e mundo do trabalho. O professor explica que, em vez de receber apenas uma proposta de redação e começar a escrever, o estudante primeiro entra em contato com informações, dados e diferentes perspectivas. Depois, participa de debates e organiza tese, argumentos, repertórios e possíveis contrapontos antes da produção textual.
“Esse processo está ligado à alfabetização midiática, que pode ser entendida como a capacidade de acessar, analisar e avaliar informações de forma crítica e responsável. Trabalhar esse tema na escola é importante porque os jovens convivem diariamente com conteúdos que nem sempre são confiáveis, completos ou bem contextualizados”, explica professor Ricardo.
No Projeto Ângulo, essa leitura crítica foi aproximada da produção de textos argumentativos e da preparação para a redação do Enem. Os próprios estudantes também participaram da experiência, ajudando na escolha de temas, testando a navegação e avaliando a clareza dos conteúdos.
“O Projeto Ângulo é o próprio projeto desenvolvido nessa experiência. Nesta etapa, funciona como um protótipo digital interativo voltado à leitura crítica, à alfabetização midiática e à argumentação. A proposta é simples: ensinar os estudantes a olhar para uma informação por diferentes ângulos antes de formar uma opinião ou usá-la para defender uma ideia”, resume o professor de português do Câmpus Canoinhas do IFSC.