EVENTOS Data de Publicação: 13 nov 2023 16:11 Data de Atualização: 24 nov 2023 21:31
O Câmpus Araranguá do IFSC sediou, nos dias 8, 9 e 10 de novembro, o Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense (SICT-Sul). Em sua 12ª edição, o evento reforçou a integração entre as instituições federais de ensino da região e se destacou, ainda, pela participação de estudantes e professores de outras regiões.
“Esta edição do Sict-Sul nos deixou muito felizes, pois, como sede, vimos todo o Câmpus engajado em participar e receber o público. A forma como foram conduzidas as atividades permitiu que os autores e os participantes usufruíssem amplamente do evento. Na nossa avaliação, foi um sucesso”, resume a professora Fabiana Santos Fernandes, chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (Depe) do Câmpus Araranguá.
O Sict-Sul é organizado pelos câmpus Sombrio e Santa Rosa do Sul do Instituto Federal Catarinense (IFC), pelos câmpus Araranguá, Tubarão e Criciúma do IFSC e pelo câmpus Araranguá da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O objetivo é proporcionar um espaço de divulgação, reflexão e integração da pesquisa, extensão e ensino das instituições envolvidas nas diversas áreas do conhecimento, tecnologia e inovação.
Em 2023, a 12a edição contou com 515 inscritos, 260 submissões e 204 trabalhos aprovados para apresentação. Coordenadora geral do evento, a professora Bruna Savi Tonelli destaca que, além da participação de estudantes e professores das instituições que integram a comissão organizadora, o evento também contou com participantes de outras regiões.
“O evento proporcionou essa troca de conhecimento e de experiências com projetos de ensino, pesquisa e extensão. Outro aspecto bem legal é que estamos tendo participações de outras regiões, não apenas do Sul de Santa Catarina. Este ano, tivemos trabalhos premiados de Caçador, de Chapecó, além de participantes que vieram de cidades como Joinville e também do Rio Grande do Sul. E isso de forma presencial, além das apresentações de resumos, que foram realizadas on-line”, afirma Bruna.
A coordenadora lembra que a organização do Sict-Sul começa ainda no primeiro semestre, com as reuniões preparatórias entre os representantes de cada instituição. Um mesmo grupo de servidores vem trabalhando conjuntamente há quatro anos, o que garante uma continuidade e mais qualidade para o evento a cada ano.
“Tivemos bastante apoio das instituições, mantendo firme nossa parceria com a UFSC, o IFC e todos os câmpus do IFSC. Nosso trabalho começou em março, com reuniões e organização de toda a parte científica e interna do evento. Temos um grupo com representantes das três instituições, que não encerra, está há quatro anos ativo, e ajuda em tudo o que é necessário”, diz a professora.
O engajamento dos servidores do Câmpus na organização e o retorno positivo dos visitantes são apontados como alguns dos aspectos positivos do evento. A comissão interna do Câmpus Araranguá, formada por servidores e estudantes, se dividiu em diversas frentes, conseguindo apoiadores externos para itens como coffee break e impressões. Os momentos culturais também refletiram esse engajamento, com a participação dos artistas do IFSC.
Outro ponto positivo diz respeito ao tema do evento, "Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável", ligado à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), o que proporcionou a realização de um dos pontos altos da programação: a abertura com o professor do Câmpus São José do IFSC, Marcelo Girardi Schappo, que falou sobre a importância do estudo das Ciências Básicas em sua palestra “Por que eu tenho que aprender isso? - Quando o dilema da sala de aula se transforma em desafio para um mundo melhor”.
Abaixo, confira a lista de trabalhos premiados no 12º Sict-Sul:
Trabalhos Premiados na Categoria Artigos |
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Ciência da Computação |
SYSTEMPSI: AVANÇOS NA PRÁTICA PSICOLÓGICA REMOTA COM UMA ABORDAGEM DIGITAL PARA GESTÃO DE PACIENTES EM PROL DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL |
Ciências Agrárias |
EXTRATOS ETANÓLICOS DE ALHO, LAVANDA E PENICILINA NO CONTROLE ALTERNATIVO DA FERRUGEM ASIÁTICA DA SOJA |
Educação e Ensino |
DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS INCLUSIVOS COM TECNOLOGIA ASSISTIVA: EXPLORANDO O POTENCIAL DO PLANO INCLINADO E DO SUPORTE ARTICULADO NUMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO FEDERAL |
Engenharias I |
PRÁTICAS EXPERIMENTAIS PARA EXECUÇÃO DE PAREDES EM TAIPA DE PILÃO |
Engenharias II |
OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE OPERAÇÃO DE UMA CÉLULA DE FLOTAÇÃO EM BANCADA PARA CARVÃO SUB-BETUMINOSO SUL CATARINENSE |
Engenharias III |
PROJETO E CONSTRUÇÃO DE EQUIPAMENTO TIPO PINO DISCO QUE ATENDA A NORMA ASTM G99 |
Engenharias IV |
DESENVOLVIMENTO DE UM CONTROLADOR DE BAIXO CUSTO PARA EQUIPAMENTOS DE CONDICIONAMENTO DE AR TIPO SPLIT, UTILIZANDO CONCEITOS DE MACHINE LEARNING PARA OBTENÇÃO DE CONFORTO TÉRMICO |
Meio Ambiente e Sustentabilidade |
ANÁLISE COMPARATIVA DA ACEITAÇÃO SOCIAL DA ENERGIA EÓLICA OFFSHORE NO SUL DO BRASIL |
Produção Cultural, Ciências Sociais e Humanas |
DESENVOLVIMENTO DE UMA TABELA DE MEDIDAS INFANTOJUVENIL FEMININA: UMA ELABORAÇÃO PLURAL E REGIONAL |
Saúde |
AÇÕES ADERENTES À AGENDA GLOBAL PARA HOSPITAIS VERDES E SAUDÁVEIS DESENVOLVIDAS NA SECRETARIA DE SAÚDE DE JOINVILLE/SC |
Trabalhos Premiados na Categoria Resumos |
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Ciências Agrárias |
OFERTA DE ALIMENTO ARTIFICIAL POR DIFERENTES ESPÉCIES DE ABELHAS NATIVAS NO IFC-SRS |
Educação e Ensino |
PERFIL DE PESSOAS EGRESSAS DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS OFERTADOS PELO IFSC CAÇADOR |
Ciências Exatas e da Terra |
AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DE BIOGÁS A PARTIR DA DIGESTÃO ANAERÓBIA DE RESÍDUOS ORGÂNICOS ALIMENTARES ORIUNDOS DA CANTINA DO IFSC CÂMPUS CRICIÚMA |
Engenharias I |
SINALIZAÇÃO ACESSÍVEL NOS AMBIENTES INTERNOS DE CIRCULAÇÃO DO IFSC CRICIÚMA |
Engenharias IV |
DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA EMBARCADO PARA OPERAÇÃO DE UMA INCUBADORA DE OVOS |
Meio Ambiente e Sustentabilidade |
TRATAMENTO POR ELETRÓLISE DE LIXIVIADO DE COMPOSTAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS |
Produção Cultural, Ciências Sociais e Humanas |
O PROJETO SOMBRIO NA HISTÓRIA: AÇÕES PARA SALVAGUARDA E RECONHECIMENTO DA HISTÓRIA LOCAL |
Saúde |
ABANDONO DO TRATAMENTO NO CAPS I: DESCRIÇÂO DE PERFIL |