O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Mestrado em Clima e Ambiente lança informativo em parceria com Epagri e Defesa Civil

PESQUISA Data de Publicação: 20 jul 2022 10:20 Data de Atualização: 03 ago 2022 18:59

O Mestrado Profissional em Clima e Ambiente do Câmpus Florianópolis segue com sua atuação voltada para a comunidade. Além do sistema automatizado instalado nos equipamentos da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) para previsão de frentes frias, agora pesquisadores e bolsistas do curso desenvolvem, em conjunto com o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia (Ciram) da Epagri e a Defesa Civil, o Informativo Climático de Santa Catarina.

A iniciativa surgiu a partir das discussões que ocorrem no Fórum Climático de Santa Catarina. “Desde 2004, com a chegada do Ciclone ou furacão Catarina no estado, instituições se reúnem mensalmente para melhorar a previsão climática para Santa Catarina. E a ideia do informativo surgiu nesses encontros, por ser uma forma de registrar a previsão realizada em determinado período pelo trabalho específico dessas instituições”, relata o coordenador do projeto, Mário Francisco Leal de Quadro. Segundo ele, o Fórum foi a formalização e institucionalização da parceria para a realização do trabalho.

O informativo, disponível na forma digital, traz dados sobre a previsão climática para Santa Catarina, e os monitoramentos atmosférico, oceânico, e das teleconexões. À Epagri cabe a produção do monitoramento climático; e à Defesa Civil, o monitoramento dos eventos extremos mensais. O IFSC, através do Mestrado, é responsável pelo monitoramento oceânico e atmosférico, desenvolvido por pesquisadores do Mestrado em Clima e Ambiente. “Iniciativas como esta promovem a importante interação científico profissional, por meio da troca de informações entre as instituições”, ressalta o coordenador.

O projeto Atividades práticas para o ensino não presencial de tratamento de dados hidrometeorológicos na temática do clima e ambiente costeiro faz parte do Edital 13/2021/Proppi - Apoio ao Desenvolvimento de Projetos dos Programas de Pós-graduação no Campus Florianópolis, e tem como objetivo principal suprir o Mestrado Profissional em Clima e Ambiente de manutenção eventual de instalações e infraestrutura compartilhadas com o curso Técnico em Meteorologia para obtenção de dados e informações do clima do ambiente costeiro em Santa Catarina. “O informativo é um pedacinho do projeto”, destaca a responsável técnica, Roseli de Oliveira.

Dessa forma, os dados coletados e presentes no informativo estão acessíveis a alunos e professores, e aberto à consulta pública. “O informativo tem seu conteúdo disponibilizado com uma linguagem acessível para que a comunidade consulte e tenha acesso às informações; e também outra parte com dados e linguagem mais técnica, para os interessados da área de Meteorologia. Ele foi pensado para realização de consultas futuras”, enfatiza Mário.

Ele relata que para seguir com o informativo serão necessários novos recursos, oriundos de parcerias ou novos projetos, uma vez que o Edital 13 prevê subsídio para  mais duas edições digitais. 

PESQUISA CÂMPUS FLORIANÓPOLIS NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.