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Estudantes e professores desenvolvem placas táteis para IFSC e Associação de Deficientes Visuais

EXTENSÃO Data de Publicação: 27 set 2021 15:42 Data de Atualização: 23 dez 2021 14:56

O Câmpus Chapecó encerra o ano de 2021 ainda mais acessível. Já é realidade, em todas as entradas e saídas de laboratórios, salas de aula e espaços comuns, a identificação desses locais com placas táteis, verdes e brancas, e com a escrita em português e também em braile. As placas foram instaladas em razão de um projeto de extensão para desenvolvimento e implantação de sinalização acessível para pessoas cegas ou com baixa visão. 

O projeto "Sinalização Acessível" iniciou em julho deste ano e encerrou em dezembro, com a instalação de placas táteis em todos os espaços do câmpus e também da Associação dos Deficientes Visuais do Oeste de Santa Catarina (Adevosc), parceira deste projeto.

Conforme a equipe organizadora, estudantes, professores e técnicos-administrativos do câmpus, a ideia do projeto surgiu após a identificação da ausência de sinalização tátil/acessível nas salas e laboratórios do IFSC, direcionada para pessoas cegas ou com baixa visão. O intuito do projeto foi reverter este cenário e trazer ao Câmpus Chapecó a possibilidade de ampliar a acessibilidade e, ainda, possibilitar aos estudantes bolsistas ampliar os conhecimentos na área de modelagem, impressão 3D e braile. 

“Além da entrega do produto final, o projeto vem mobilizando o debate sobre acessibilidade e inclusão no câmpus, aspecto que contribui para futuras ações na área”, destaca a professora de Educação Especial e coordenadora do Núcleo de Acessibilidade Educacional (NAE), Cleide Silva do Nascimento. 

Aluno do câmpus, Gabriel Henrique Slomski Vacarin foi um dos bolsistas envolvidos na execução. “A experiência me ajudou a conhecer o câmpus, participar das tarefas e atividades, e aprender com a língua. Também começamos a mexer com impressora 3D, entender como ela funciona, entender desenho e modelagem das placas, além de participar mais dessa parte de acessibilidade. Para quem está iniciando no curso, como eu que estou no terceiro semestre, se torna bastante vantajoso e interessante”, avalia Gabriel. 

Fases do projeto

As etapas do projeto consistiram no desenvolvimento do projeto técnico de cada placa, em software CAD, contendo a identificação em português (relevo) e no sistema de escrita braile do número da sala e descrição breve. Também foi realizado um estudo sobre impressoras 3D e sua utilização, para garantir a compra do equipamento e suprimentos compatíveis com a necessidade do projeto.

A equipe responsável também estudou em profundidade os materiais de Grafia Braille para a Língua Portuguesa; as Normas Técnicas para a Produção de Textos em Braille e a NBR 9050. Ainda, os integrantes do projeto participaram de uma oficina de braile com os profissionais da Adevosc, aberta à comunidade escolar. 

Depois, foram executadas a impressão e validação das placas de sinalização acessíveis pela equipe multidisciplinar do projeto. E, por último, as placas foram fixadas ao lado das portas de entrada, conforme as normas técnicas.

As atividades foram desenvolvidas na sede do Câmpus Chapecó, com a utilização dos laboratórios e estrutura já existente. O recurso do projeto oportunizou a compra da impressora 3D, que ficará disponível para o campus após o projeto, de filamento para  a mesma, utilizado para a produção das placas de sinalização em braile, de tinta para pintar o contraste exigido pelas normas que especificam as placas e de parafusos e buchas para a fixação das placas.

A equipe da Adevosc contribui com orientações técnicas relativas à escrita no Sistema Braille, além de realizar a conferência da língua e certificação das placas. Em contrapartida, a associação foi beneficiada com placas acessíveis para seu espaço físico. Todas as atividades foram coordenadas pela Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão (Depe) do Câmpus Chapecó do IFSC.
 

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