Alunas do “Power4Girls” apresentam projeto no Campus Party 2024

EVENTOS Data de Publicação: 27 mar 2024 11:47 Data de Atualização: 05 abr 2024 20:41

Quatro alunas do Ensino Médio Técnico em Desenvolvimento de Sistemas do Câmpus Chapecó embarcaram nesta semana para Brasília. Elas participam do Campus Party 2024, evento geek para debater sobre tecnologia, criatividade, inovação e educação. A programação inicia nesta quarta (27) e segue até domingo (31).  

Com foco em uma educação inovadora e acessível, as estudantes Milena Ghisleni Raimann (16 anos), Vitória Mucelini Wagner (17 anos), Eduarda Bueno Zonta (19 anos) e Karoline Paula Coletti Gomes (17 anos) vão apresentar o projeto “Visão Além dos Olhos: Acessibilidade e Inclusão com Arduino”. 

A apresentação será na quinta-feira (28), das 11h10 às 12h10, no palco Petrobras. Elas explicam que o arduino - plataforma de código aberto para desenvolvimento de projetos eletrônicos - nunca foi pensado em ser um dispositivo de uso acessível para todos e sabendo a importância que ele tem no avanço da tecnologia, elas desenvolveram o Arduino Acessível. “São cápsulas com componentes, escritas em Braille e conectores de pressão que simplificam as conexões do Hardware Arduino UNO e tornam a montagem mais acessível e intuitiva”, afirmam.

No painel "Visão Além dos Olhos: Acessibilidade e Inclusão com Arduino", as estudantes vão compartilhar o desenvolvimento e validação do Arduino Acessível, e discutir planos futuros, sua escalabilidade e impacto nas escolas.

Saiba mais

Em 2023, este projeto foi selecionado para participar do programa de formação de jovens meninas líderes “Power4Girls – Empower to Lead”, da Embaixada e Consulado dos Estados Unidos em parceria com o Instituto Gloria e apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). As estudantes do IFSC e o professor orientador Marcos Virgilio também receberam homenagem da Assembleia Legistavida de Santa Catarina (Alesc).

Lembre mais aqui.


 

EXTENSÃO PESQUISA EVENTOS CÂMPUS CHAPECÓ