Departamento Acadêmico da Construção Civil recebe equipamento para melhoria de formulação de materiais

PESQUISA Data de Publicação: 13 abr 2022 10:08 Data de Atualização: 14 abr 2022 10:58

O Câmpus Florianópolis recebeu em fevereiro passado o equipamento Reômetro Haake Mars. Instalado no Laboratório de Solos e Tecnologia dos Materiais do Departamento Acadêmico de Construção Civil (DACC), o equipamento é utilizado para medir e monitorar as propriedades reológicas de um material, como a viscosidade e a tensão de escoamento. Segundo a professora e coordenadora do Grupo de Pesquisa em Construção Civil do Câmpus, Andrea Betioli, o Reômetro irá contribuir para melhoramento de formulações de materiais utilizados na construção civil, tanto para redução no consumo de matéria-prima natural quanto para mitigação das ocorrências das manifestações patológicas nas obras, gerando um benefício para toda a sociedade.

O equipamento poderá ser utilizado para aulas, trabalhos de conclusão de curso, pesquisas aplicadas e básicas, assim como para atividades de extensão em diversos cursos do DACC. O Reômetro oscilatório trabalha nos modos de taxa, tensão ou deformação controlada para a investigação do comportamento de fluxo e da viscoelasticidade de líquidos e semissólidos.

O Haake Mars foi obtido através do projeto Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) Tecnologias Cimentícias Ecoeficientes Avançadas (Fapesp), em parceria com a Escola Politécnica da USP, sob coordenação do professor Vanderley Moacyr John, e do Grupo Núcleo de Pesquisa em Construção Civil do Câmpus Florianópolis. O objetivo deste projeto é desenvolver e disseminar conhecimento e tecnologias que contribuam para aumentar a ecoeficiência de produtos cimentícios.

No caso dos projetos vinculados ao INCT estão as pastas de cimento com aditivos e adições minerais com foco na redução do impacto ambiental causado pela produção do cimento. São diversas instituições participantes: Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP); Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Instituto Federal da Paraíba (IFPB), e Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

O que é Propriedade Reológica

Inclui propriedades reológico a elasticidade, viscosidade e plasticidade. É a medida da resistência interna ou fricção interna de uma substância ao fluxo quando submetida a uma tensão. Quanto mais viscosa a massa, mais difícil de escoar e maior o seu coeficiente de viscosidade.

PESQUISA CÂMPUS FLORIANÓPOLIS NEWS