GESTÃO Data de Publicação: 22 mai 2026 15:31 Data de Atualização: 22 mai 2026 15:40
Olá, comunidade acadêmica. Compartilhamos com vocês as principais ações, debates e atualizações dessa semana.
Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação
Nos dias 19 e 20/05, nosso pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação participou do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Forpog) do Conif. No dia 19, realizou reuniões com a Finep, Setec e Capes. No dia 20, a agenda ocorreu na sede do CNPq, com a presidência e a equipe técnica do órgão, oportunidade em que se debateu temas de interesse do fórum e foi possível sugerir atividades alinhadas com essa temática para a Reditec 2026.
Avaliamos o encontro como muito produtivo, especialmente pela possibilidade de dialogar com as diretorias das agências de fomento (Finep, Capes e CNPq) e apresentar as demandas e especificidades da nossa rede aos gestores.
Além disso, por meio da Diretoria de Inovação, estamos concluindo a redação do edital de Credenciamento de projetos de prestação de serviços tecnológicos 2026 (NIT/Proppi/Proex), com lançamento previsto para a próxima semana.
Programa Reitoria + Presente
No dia 20/05, realizamos a primeira ação do Programa Reitoria + Presente no Câmpus Florianópolis. Conversamos com os servidores dos departamentos administrativos para apresentar as ações de gestão já realizadas e as programadas, além de promover um momento de escuta coletiva.
Consup
No âmbito do Consup, aprovamos a alteração do Regimento Geral para incluir os dispositivos necessários ao cumprimento do decreto de preenchimento de cargos de gestão por pessoas negras. A metodologia de ocupação desses cargos nos câmpus, por meio de processo eleitoral, será objeto de discussão em uma reunião extraordinária do Consup agendada para o dia 1º de junho.
Reorganização estratégica da Proen
O Consup também referendou o novo organograma da Proen, resultado de um movimento construído a partir das demandas e desafios vivenciados no cotidiano institucional. Entre as principais mudanças, destacamos a criação das coordenadorias de Alimentação Escolar, de Estágio e Inserção no Mundo do Trabalho, e de Licenciaturas, fortalecendo áreas estratégicas para o desenvolvimento das nossas políticas educacionais. Com essa reorganização, nossas estruturas passam a atuar de forma mais integrada:
Diretoria de Ensino (Diren): Conta agora com três departamentos estruturados de forma articulada para fortalecer a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) na educação básica, na graduação e na formação de professores, aproximando políticas, práticas pedagógicas e acompanhamento institucional.
DAE: Atua de maneira mais intensa no atendimento especializado (educação especial e inclusiva), na alimentação escolar e na assistência estudantil, ampliando o acompanhamento aos estudantes e fortalecendo as políticas de acesso, permanência e participação ao longo da formação.
Deing: Vinculado diretamente à UORG da Pró-Reitoria, buscando garantir maior agilidade, assertividade e proximidade nas ações relacionadas aos processos de ingresso na instituição, tema historicamente demandado por nossa comunidade.
Deia: Assume de maneira central a produção e sistematização de dados institucionais para subsidiar as tomadas de decisão das áreas técnicas e da gestão do ensino, além de fortalecer ações voltadas à permanência e ao êxito dos estudantes.
Avanços no RSC TAE
Trazemos também atualizações importantes sobre o Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC TAE). Formalizamos a criação do Grupo de Trabalho (GT) do RSC TAE no IFSC, cujos objetivos estão detalhados na portaria de criação e na nossa página institucional.
Para que todos os servidores possam obter informações e acompanhar de perto o andamento dos trabalhos, estruturamos uma página dentro do Portal do Servidor a qual será alimentada constantemente conforme as definições forem estabelecidas.