SNCT Data de Publicação: 22 nov 2024 14:32 Data de Atualização: 22 nov 2024 19:44
O Câmpus Florianópolis-Continente do IFSC realiza de 26 a 28 de novembro atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) abertas à comunidade externa. As atividades demonstram a relação dos cursos do câmpus com o tema da SNCT de 2024, que é “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”.
Na programação, estão palestras, oficinas, aulas-show, visitas técnicas e tours guiados. Todas as atividades são gratuitas, e as inscrições podem ser realizadas no site do evento.
A SNCT do Câmpus Florianópolis-Continente tem fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Confira a seguir a programação da SNCT do Câmpus Florianópolis-Continente. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cere.cte@ifsc.edu.br.
Dia 26/11 - Terça-Feira
8h - 13h - Roteiro ecoturístico e pedagógico: o Bioma Mata Atlântica e Marinho no Sul da Ilha de Santa Catarina
Objetivo: Visita com guia e condutor ambiental na Mata Atlântica do Sul da Ilha, com degustação de frutas nativas da Mata Atlântica e lanche, bem como transporte incluído.
Ponto de encontro: Hall de Entrada do Câmpus Florianópolis-Continente - 15 vagas
8h - 12h - A utilização dos produtos de Indicação Geográfica de Santa Catarina e nativos da Mata Atlantica na Gastronomia: oficina teórico-prática
Objetivo: Conhecer a história de empreendorismo e os processos de produção agroecológica da palmeira Jussara e do Butiá.
Local: Sala 2 - 20 vagas
9h - 13h - Trilha Morro do Lampião: Conhecendo para preservar
Objetivo: Vivenciar a experiência de realizar uma trilha compartilhando conhecimento relacionado à preservação e conservação do patrimônio histórico e natural.
Ponto de encontro: Hall de Entrada do Câmpus Florianópolis-Continente - 20 vagas
14h - 18h - Você conhece o coração da bananeira?
Objetivo: Divulgar a possibilidade de consumo do coração da bananeira (PANC), valorizando a biodiversidade brasileira.
Local: Laboratório de Habilidades - 20 vagas
14h - 18h - A utilização dos produtos de Indicação Geográfica de Santa Catarina e nativos da Mata Atlantica na Gastronomia: oficina teórico-prática
Objetivo: Valorização gastronômica de recursos alimentares oriundos da sociobiodiversidade da Mata Atlântica.
Local: Laboratório de Produção de alimentos - 20 vagas
Dia 27/11 - Quarta-Feira
8h - 13h - Roteiro Ecogastronômico: Mar e Cultura - a produção de ostras no Bioma Marinho-Costeiro, no Ribeirão da Ilha (Florianópolis/SC)
Objetivo: Conhecimento da cadeia produtiva e valorização de recursos alimentares com identidade regional, provenientes do Bioma Marinho-Costeiro em Florianópolis.
Ponto de encontro: Hall de Entrada do Câmpus Florianópolis-Continente - 25 vagas
9h - 11h - Arte e Mesa Brasileira: usos e adequações de artefatos e artesanato característicos da cultura brasileira na composição de serviços de mesa posta
Objetivo: Promover as diveras artes oriundas da cultura brasileira. Relacionar arte brasileira e tendências na composição de serviços de mesa posta.
Local: Laboratório Restaurante 1 - 20 vagas
13h30 - 18h - Visita técnica Ecogastronômica: Os méis da Mata Atlântica
Objetivo: Oportunizar o conhecimento in loco de uma propriedade rural que trabalha com agricultura orgânica e produz mel e derivados de abelhas nativas da Mata Atlântica.
Ponto de encontro: Hall de Entrada do Câmpus Florianópolis-Continente - 20 vagas
14h - 18h - Harmonizando biomas: harmonização de bebidas e alimentos dos Biomas do Brasil
Objetivo: A proposta visa montar uma deguntação harmonizada passando pelos seis biomas do Brasil. Tanto as bebidas como as comidas terão ingredinetes dos Biomas do País. O objetivo, portanto, é explorar as possibilidades de bebidas e harmonização tendo como foco os ingredientes dos biomas.
Local: Laboratório de bebidas - 20 vagas
14h - 18h - Palestra com desgutação: gastronomia e sustentabilidade, pão de milho de São Bonifácio
Objetivo: Apresentar, com a presença do produtor (aluno egresso do nosso campus) um produto catarinense originalmente produzido com insumos da biodiversidade local, destacando os aspectos de sustentabilidade cultural (a manutenção da cultura por meio da gastronomia), sustentabilidade economica ( um produto gastronomico oriundo da identidade cultural local, sendo fonte de renda) e sustentabilidade ambiental ( a cadeia produtiva com foco na biodiversidade local e naturalmente com pouco resíduo). Assim, busca-se também, estimular o público a exercer uma perspectiva capaz de ressignificar produtos gastronomicos culturais, enxergando seu potencial vinculado nesse tripé de sustentabilidade (cultural, ambiental e econômico).
Local: Miniauditório - 60 vagas
16h30 - 17h30 - Mostra de Smørrebrød: os clásicos sanduíches abertos dinamarqueses com PANCs e insetos dos biomas brasileiros
Objetivo: Fazer uma releitura de um prato clássico da gastronomia internacional de forma sustentável e utilizando uma tendência gastronômica do bioma brasileiro.
Local: Laboratório Restaurante 1 - 80 vagas
19h - 22h - Controles financeiros para pequenos negócios
Objetivo: Apresentar um sistema prático de controle financeiro por meio de planihas eletrônicas para registros de receitas e despesas, fluxo de caixa e resultados (lucro ou prejuízo).
Local: Laboratório de informática 1 - 30 vagas
Dia 28/11 - Quinta-Feira
8h - 12h - Roteiro ecoturístico e pedagógico: O Bioma Marinho-Costeiro na Reserva Extrativista Marinha do Pirajubaé
Objetivo: Observação e reconhecimento dos aspectos ecológicos do Bioma Marinho Costeiro na Reserva Extrativista Marinha do Pirajubaé, bem como reconhecimento dos aspectos culturais e da população tradicional associada (pesca artesanal e extrativismo de moluscos e crutáceos), objetivando sua valorização.
Ponto de encontro: Hall de Entrada do Câmpus Florianópolis-Continente - 6 vagas
9h - 12h - Oficina de barismo: cafés dos biomas brasileiros
Objetivo: Reconhecimento e aplicação de técnicas básicas de barismo a partir de cafés produzidos com terroir dos biomas brasileiros.
Local: Laboratório Restaurante 1 - 20 vagas
9h - 17h - Escuna Sambaqui Passeio Marítimo Tour Fortalezas do Séc. XVlll & Baía dos Golfinhos na APA do Anhatomirim
Objetivo: Visitação às Fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim e de Santo Antônio de Ratones com o objetivo de ampliar os conhecimentos históricos culturais da formação profissional do Guia de Turismo.
Encontro às 9h no Trapiche Sambaqui (Rod. Gilson da Costa Xavier 1546). Não será oferecido transporte até o local
50 vagas
14h - 18h - Aula-show sobre vinhos naturais, com Robson Sturza
Objetivo: Apresentar o que são vinhos naturais e como eles se relacionam a produção vitivinícola sustentável.
Local: Laboratório de bebidas - 13 vagas