Alunas do Câmpus Caçador ensinam conceitos de empreendedorismo com atividade prática

SEPEI Data de Publicação: 22 ago 2024 15:17 Data de Atualização: 22 ago 2024 15:36

Como uma bola furada, uma escova de dentes sem cerdas ou um único pé de sandália de dedos podem virar produtos inovadores? Alunas do terceiro ano do curso técnico integrado em Administração do Câmpus Caçador utilizaram uma dinâmica bem humorada para ensinar conceitos de empreendedorismo durante oficina no último dia do Sepei 2024, nesta quinta-feira (22).

As estudantes Giulia Letícia Festugatto, Kimberly Endy Buczer e Emanuele Toresan participam do programa de Extensão Incentivando o Empreendedorismo, do Câmpus Caçador. Orientado pelo professor Eduardo Guedes Villar, o programa visa levar conhecimento sobre o mundo dos empreendedores tanto para os alunos do câmpus quanto para escolas do município. Os alunos do câmpus participam de visitas técnicas, conversas com empreendedores e realizam oficinas nas escolas municipais. 

Para o Sepei 2024, o grupo trouxe uma dinâmica realizada na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2023, que consiste em distribuir objetos inusitados e pedir para os participantes imaginarem um produto, uma estratégia de venda e realizarem uma apresentação de um minuto. A estudante Giulia Letícia destaca que esta é uma forma de despertar a criatividade, uma das características dos empreendedores. 

O professor Eduardo explica que, além de divulgar os princípios do empreendedorismo e despertar a mentalidade empreendedora, o objetivo do programa de Extensão é desmistificar alguns conceitos: “empreender não é só montar um negócio, mas a pessoa pode ser empreendedora onde ela trabalha, usando a criatividade, tendo iniciativa”. O programa já tem sete anos de existência e, segundo o professor, também é uma oportunidade para os alunos “aprenderem ensinando”.

SEPEI