Alunos do IFSC iniciam intercâmbios neste mês

INTERNACIONAL Data de Publicação: 20 set 2022 10:40 Data de Atualização: 27 set 2022 10:13

Neste mês, 22 estudantes do IFSC iniciam seus intercâmbios no Brasil e no exterior. A maioria embarca com destino à Europa para participar do Programa de Cooperação Internacional para estudantes do IFSC (Propicie) e do Programa de Dupla Titulação. Dois alunos participam do projeto Lapassion que, neste ano, será realizado em Goiás. O embarque dos alunos marca o retorno dos intercâmbios presenciais do IFSC após dois anos em função da pandemia de Covid-19.

Emanuela Fernandes e Eduardo Mendes Holz são os primeiros estudantes do curso superior de Enfermagem do Câmpus Joinville selecionados para programas institucionais de intercâmbio. Colegas no 7º módulo do bacharelado, eles têm em comum também o interesse por novas experiências acadêmicas. “Fui incentivada pela curiosidade”, conta Emanuela, selecionada em edital interno para ser a representante do IFSC no programa de mobilidade nacional Lapassion em Rede, ou Projeto Práticas e Habilidades Interpessoais para uma Rede Voltada à Inovação na América Latina. 

O Lapassion em Rede terá duração de 10 semanas, de setembro a novembro de 2022, e será realizado de modo híbrido, parte on-line e parte no Câmpus Itumbiara do Instituto Federal de Goiás (IFG). A primeira etapa presencial acontece de 19 a 30 de setembro, e Emanuela está bem animada para a viagem. “Gosto muito do projeto, e será uma oportunidade conhecer novas pessoas e visões diferentes, além de agregar muito para o currículo profissional e para o meu futuro”, destaca a estudante, que, desde o início do curso de Enfermagem, participa de projetos de pesquisa e extensão, seja como bolsista ou voluntária.

A participação extraclasse também é o forte de Eduardo, que está com suas expectativas para o intercâmbio no “nível 200”, como diz. Ele é um dos 10 alunos do IFSC selecionados pelo Propicie para um intercâmbio de três meses, de outubro a dezembro, na Schmalkalden University of Applied Sciences, na cidade alemã de Schmalkalden. 

“Desde os sete anos, tenho interesse pela língua inglesa e por estudar fora do país”, relata Eduardo, que, junto com o interesse, sempre teve facilidade em aprender novas línguas. Na Alemanha, ele vai participar do projeto Development of a social media campaign for degree-seeking students with Brazil as target market (Desenvolvimento de uma campanha de mídia social para estudantes de graduação com o Brasil como mercado-alvo), um assunto que ele gosta e espera conhecer bem para, depois, tentar uma pós-graduação em outro país.

Desde o início deste mês, três alunos do curso superior em Engenharia Mecânica do Câmpus Lages do IFSC já estão em Portugal. Guilherme de Souza Andrade, Mateus Coelho Marchiori e Caroline Gralha Chaves ficam até junho de 2023 complementando a formação. Eles foram contemplados no programa de Dupla Titulação, parceria do câmpus com o Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), onde os alunos do curso realizam parte da formação no país europeu e, ao final da graduação, saem também com diploma de mestrado português.

A chegada é muito recente e os alunos ainda estão em fase de adaptação ao local. "Ainda estamos organizando as coisas, vendo onde vamos morar em definitivo até o ano que vem. Tem sido tudo muito bom", comenta Mateus. Os três alunos são de Lages e estão dividindo a moradia com outros estudantes brasileiros e portugueses.

Para Caroline, tudo é novidade. Ela se interessou em realizar o programa após o colega Guilherme, que também foi contemplado, falar sobre o assunto. "Eu ouvi o Guilherme comentar com a minha professora Natália, coordenadora do curso, sobre a oportunidade. Até então eu não sabia direito o que era, só tinha escutado sobre. Nisso, eu conversei com eles e comecei a pesquisar", comenta.

Uma vez despertado o interesse, Caroline foi pesquisar sobre o programa e sobre o destino. O que ela encontrou a ajudou a decidir por ingressar no programa. "Eu descobri a influência global do ISEP, em questão de qualidade de ensino e sua reputação na engenharia e em outras áreas. Eu também fui atrás de conselhos com a família e amigos para saber sobre Porto. Seria tudo novo, eu nunca tinha viajado antes, nem entrado em um avião.", completa.

Caroline espera voltar ao Brasil com muito mais além do duplo diploma. "Experiência que toda a dupla titulação oferece, tanto do mestrado quanto do network internacional que se cria, me faz acreditar em um rico futuro profissional pela frente, pois aqui eu tenho a chance de me aprofundar em projetos de inovação de uma maneira única que só Porto pode me oferecer, tudo isso graças ao IFSC", finaliza a aluna.

Ao todo,10 estudantes do IFSC embarcam neste mês para participar de projetos pelo Propicie, nove irão estudar um ano em Portugal pelo Programa de Dupla Titulação e dois participam do programa de mobilidade nacional Lapassion. Uma aluna do Câmpus Canoinhas foi contemplada no Edital IFSC/GAB Nº 03/2022 Mobilidade Presencial Instituto Politécnico de Setúbal/Portugal 2022-2023. Conheça mais detalhes sobre os intercambistas de outros câmpus:

Ao longo dos meses, os alunos do IFSC irão compartilhar suas experiências no Blog dos Intercambistas.

Sobre os programas de intercâmbio

O IFSC conta com dois programas de intercâmbio: o Propicie, em que estudantes de cursos técnicos e de graduação participam por três meses de projetos de pesquisa no exterior, e a Dupla Titulação, em que os alunos estudam um ano em Portugal para receber também o diploma de mestrado. Saiba mais detalhes sobre os programas na página de intercâmbio do IFSC.

Já o Lapassion é um projeto plurianual (2022-2025) que envolve os institutos federais brasileiros e institutos politécnicos de Portugal em ações multidisciplinares voltadas aos temas sociedade, economia e meio ambiente. Saiba mais sobre o projeto nesta página.

Acompanhe outras oportunidades internacionais para alunos do IFSC

INTERNACIONAL NEWS