Alunos e servidores do Câmpus São Lourenço do Oeste levam sete projetos a evento

SEPEI Data de Publicação: 01 ago 2019 16:55 Data de Atualização: 27 ago 2019 15:49

O Câmpus São Lourenço do Oeste (SLO) participa com sete projetos do Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepei), nos dias 30 e 31 de julho e 1 de agosto. Os alunos dos técnicos e os professores levam ao evento quatro apresentações orais, duas apresentações em pôster e ainda participam da final do Desafio IFSC de Ideias Inovadoras .

“Nossos alunos recebem a oportunidade de interagir com pessoas e trabalhos de todo o estado, isso faz com que exercitem suas habilidades de comunicação, alcancem novas idéias e refinem tanto seus trabalhos quanto sua postura profissional”, afirma o responsável pela delegação de SLO, professor Vinicius Dal Bem.

Dal Bem ainda acredita que o Sepei é uma forma de valorizar os estudantes e oportunizar crescimento. “Além disso, é um momento em que a grandeza da instituição fica muito evidente, o que reforça o sentimento de respeito e valor tanto em alunos quanto em servidores”, acredita.

A ideia inovadora do câmpus, que está entre as 15 finalistas da competição Desafio IFSC de Ideias Inovadoras, pretende otimizar e simplificar a entrega de lanches do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), nas escolas brasileiras. “O número de instituições que aderiram ao programa cresceu e, consequentemente, a demanda referente a sua operacionalização também. Muitas instituições aderiram ao programa e tem encontrado desafios para sua operacionalização", explica o mentor do grupo “Pynay”, professor de informática Daniel Fernando Carossi.

Carossi exemplifica os desafios da operacionalização: "a falta de profissionais para realizar a entrega, o controle da entrega, a prestação de conta dos estudantes que receberam o lanche, o armazenamento dos alimentos e até mesmo questões relacionadas a conservação dos alimentos na fase da operacionalização de entrega dos lanches”. Os participantes são os alunos João Henrique Prim, Romulo Silva Kunzler, Fernando Da Luz Goncalves e Talila Gracieli Vieira. Saiba mais sobre o projeto.

Conheça todos os trabalhos do câmpus:

Apresentações orais:

- Infraestrutura de ambiente inteligente para monitoramento das características do ambiente
Matheus Rodrigues da Silva, João Henrique Prim, Macley Rech Ribeiro, Jonathan Gilliard Richter, Paulo Roberto Cordova, Vinicius Dal Bem, Fernando Silvano Gonçalves

- Reflexões sobre a depredação do patrimônio público escolar: como estimular a conscientização e mudanças de comportamentos?
Lidia Cruzetta Monteiro, Roberta Cajaseiras de Carvalho

- Estudo do manejo reprodutivo de novilhas e bovinos em lactação até a terceira cria em propriedades familiares do município de São Bernardino (SC)
Jhonatan Andrei Roscete Reis, Wlademir Antonio Menegotte, Everlan Fagundes, Daiana Schmidt, Douglas Cezar Reginatto

- Levantamento do potencial de comercialização de produtos orgânicos no município de são lourenço do oeste
Shauana De Rossi, Daiana Schmidt, Everlan Fagundes

Apresentações de pôster:

- Integração social por meio de jogos eletrônicos como estratégia de incentivo a permanência e êxito
Alexandre Sartori, João Henrique Prim, Vinicius Dal Bem

- Comida de verdade: “somos o que comemos”
Lidia Cruzetta Monteiro, Maria Elisa Gehrke

Participação no Desafio de Ideias Inovadoras:

Equipe Pinay:
Gerente de Projeto - João Henrique Prim (Estudante SLO)
Gerente de Marketing - Talila Gracieli Vieira (Estudante SLO)
Mentor - Daniel Fernando Carossi (Diretor SLO)
Gerente de Tecnologias - Rômulo Silva Kunzler (Câmpus XXE)
Gerente de Tecnologias - Fernando da Luz Gonçalves (Câmpus XXE)

SEPEI NEWS