Artigo de egresso e professores do IFSC é premiado em evento internacional de refrigeração e climatização

PESQUISA Data de Publicação: 04 dez 2024 16:26 Data de Atualização: 06 dez 2024 17:33

O egresso Filipe Kuhnen, formado em 2024 no curso de Engenharia de Telecomunicações, e os professores Carlos Boabaid Neto e Marcelo Luiz Pereira, todos do Câmpus São José do IFSC, receberam o prêmio de melhor trabalho na modalidade “Sistemas e Equipamentos de HVAC” durante o 14º Congresso Internacional de Ar Condicionado, Refrigeração, Aquecimento e Ventilação (Mercofrio 2024), realizado em Porto Alegre.

O artigo inscrito por eles no evento é resultado do trabalho de conclusão de curso (TCC) de Filipe.  “HVAC” é a sigla em inglês para “Heating, Ventilating and Air Coinditioning” (“Aquecimento, Ventilação e Condicionamento de Ar”, em português).


-> Acesse o artigo premiado
-> Acesse o TCC de Filipe Kuhnen


No trabalho, os autores descrevem o desenvolvimento de uma solução para monitorar a qualidade do ar e, ao mesmo tempo, controlar em tempo real as taxas de ventilação dentro de salas de aula. Microcontroladores, sensores e atuadores foram integrados em uma interface online e em uma base de dados. O sistema desenvolvido foi capaz de controlar a velocidade de um exaustor que trazia ar externo para a sala baseado na concentração de dióxido de carbono no ambiente, mantendo a concentração desse gás dentro dos limites estabelecidos pelos padrões de qualidade do ar.

O sistema foi testado em uma sala de aula do Câmpus São José, onde temperatura, umidade relativa, concentração de dióxido de carbono e partículas foram medidos simultaneamente, com os dados sendo gravados e apresentados em tempo real pela interface online. Foram realizados três testes: um com o sistema de ventilação desligado; outro com o sistema ativando a ventilação em nível máximo quando a concentração do dióxido de carbono passou de mil partes por milhão e desligando a ventilação quando o nível do gás voltou a ficar abaixo desse patamar; e o terceiro com a velocidade do exaustor sendo ajustada proporcionalmente à concentração do dióxido de carbono.

Esse último teste, que os autores chamaram de “controle proporcional”, foi o que demonstrou melhores resultados tanto em manter os níveis de dióxido de carbono dentro dos limites aceitáveis como em manter o motor do exaustor operando em melhores condições e gerando menos ruído.

"A solução desenvolvida no trabalho tem o potencial de se transformar em um produto viável e de baixo custo para o mercado, possibilitando ampliar consideravelmente a implementação de sistemas de gestão da qualidade do ar em espaços internos climatizados, com implicações positivas para a saúde e qualidade de vida das pessoas", ressalta o professor Carlos Boabaid Neto.

"Enquanto pesquisadores da área de refrigeração e climatização, com foco na qualidade do ar interno, sempre tivemos como objetivo investigar a realidade destes temas na sociedade brasileira, bem como desenvolver soluções adaptadas a esta realidade. Acreditamos que esta premiação demonstra o acerto desta abordagem e a excelência do trabalho que vem sendo desenvolvido", completa o professor.
​​​​​​​
Filipe, de 33 anos, formou-se no curso de Engenharia de Telecomunicações no primeiro semestre de 2024, tendo o professor Carlos Boabaid como seu orientador no TCC e o professor Marcelo Pereira como co-orientador. Hoje o ex-estudante do IFSC trabalha como devops (acrônimo para "desenvolvimento e operações") para uma empresa israelense.​​​​​​​

PESQUISA CÂMPUS SÃO JOSÉ