Bacharelado em Enfermagem do Câmpus Joinville recebe nota máxima em avaliação do MEC

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 29 jun 2023 17:19 Data de Atualização: 13 jul 2023 20:33

O curso de bacharelado em Enfermagem do Câmpus Joinville recebeu conceito máximo - nota 5 - na avaliação de reconhecimento do Ministério da Educação (MEC). A avaliação externa de reconhecimento foi realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), entre 21 e 23 de junho.

“Os processos de avaliação do MEC são para garantir a qualidade do ensino. Então, receber esta nota na primeira visita de reconhecimento em um curso novo, que ainda vai formar a primeira turma, é uma vitória de todo curso”, comemora a coordenadora de Enfermagem, Kristiane de Castro Dias Duque.

Além de ato fundamental para a existência do curso, o reconhecimento pelo MEC é condição necessária para a validade nacional dos diplomas emitidos pela instituição. Iniciado no segundo semestre de 2019, o bacharelado em Enfermagem do Câmpus Joinville forma a primeira turma de bacharéis em Enfermagem em julho do ano que vem.

Avaliação 

Na avaliação de reconhecimento, são analisadas três dimensões: organização didático-pedagógica; corpo docente e tutorial; e infraestrutura. No primeiro valor, o relatório aponta que a estrutura curricular, constante no PPC e implementada, evidencia em sua totalidade a articulação da teoria com a prática. “Foi evidenciado que as aulas práticas acontecem em laboratórios de ensino de formação geral e específicas, bem como em Campos conveniados, visitas técnicas e eventos na comunidade que contemplam formação profissional do discente”, sinaliza o relatório.

Na avaliação docente, o relatório valoriza a formação dos professores: “O corpo docente atual do curso é composto por 27 professores, todos com regime de trabalho integral na IES, com titulação stricto sensu (14 doutores e 13 mestres); todos com experiência profissional na área de formação e na docência do ensino superior.”

Na questão de infraestrutura, são apontados os recursos existentes. “As salas de aula são amplas, com iluminação natural e artificial, mobiliário em perfeitas condições para uso. A IES conta com espaço de trabalho para docentes de tempo integral, espaço de trabalho para coordenador compartilhado, sala coletiva de professores, biblioteca ampla e arejada, laboratórios didáticos de formação básica, complementar e específica, amplos, com mobiliários conservados e boas condições para uso”, destaca o relatório.

Conforme a coordenação do curso, ao mesmo tempo que a avaliação positiva é motivo de comemoração também é uma responsabilidade para o curso, de estar sempre se aprimorando. “Nosso objetivo é sempre estar cada vez melhor, não só para questões de avaliação de reconhecimento do MEC, mas pensando na qualidade do ensino ofertado aos nossos alunos e na qualidade dos profissionais que estamos formando. É aprimorar, a cada dia, o que a gente já tem de bom”, enfatiza professora Kristiane. 

Conheça o curso

Único curso de Enfermagem de instituição pública de Joinville e região, o curso tem duração de dez semestres e carga horária de 4280 horas/aula. Seu objetivo é formar bacharéis em Enfermagem aptos a atuar em todos os níveis de complexidade do atendimento em saúde. O profissional formado pelo IFSC estará apto a executar ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação no processo de saúde e doença de forma individual e coletiva, com competências fundamentadas nos níveis de conhecimento técnico, científico, ético, político e educacional.

Clique aqui para acessar o guia do curso

INSTITUCIONAL CÂMPUS JOINVILLE