Bloco 2 do Câmpus Gaspar será interditado para obras

AVISOS Data de Publicação: 09 jan 2024 14:23 Data de Atualização: 12 jan 2024 12:20

O Bloco 2 do Câmpus Gaspar do IFSC está interditado para obras desde o dia 2 de janeiro. A previsão é de que nos primeiros 45 dias de execução, todas as salas do Bloco 2 permaneçam interditadas. Após isto, gradualmente, o bloco será liberado parcialmente para uso de acordo com o avanço físico dos serviços. O cronograma prevê a conclusão das obras até 31 de maio de 2024.

Não haverá prejuízo para o início das aulas, as quais estão mantidas conforme o Calendário Acadêmico. Ao término da obra, as salas de aula e laboratórios do Bloco 2 retornarão a sua capacidade de comportar de maneira adequada e segura a comunidade acadêmica do IFSC.

Segundo o engenheiro do IFSC Luiz Andrei Potter Tonin, a obra é necessária pois o Bloco 2 do Câmpus Gaspar possui uma patologia de fundações que necessita de intervenção e recuperação. Durante o ano de 2023 foram realizados estudos técnicos no solo e na estrutura que permitiram avaliar a situação e propor uma solução.

Por este motivo, a Administração do IFSC em conjunto com o Departamento de Obras e Engenharia elaborou o edital de licitação para contratar uma empresa especializada para executar a obra de reforma e reforço estrutural.

Em dezembro de 2023 foi assinado contrato com a empresa VB Construção Civil Ltda., que será a responsável pela execução da obra. O custo total estimado é de R$1.975.886,35 e o prazo de execução é de 150 dias. Os projetos foram elaborados pela empresa Estel Engenharia e a obra está sendo fiscalizada pelo Departamento de Obras e Engenharia do IFSC.

Durante este período de cinco meses a empresa ficará responsável por reformar e reforçar as fundações e a estrutura do Bloco 2, além de executar outras adequações e melhorias conforme previsto no edital de licitação e nos projetos de engenharia.

Dentre os principais serviços contemplados pela obra, destacam-se: a demolição de paredes e lajes para acesso do equipamento de fundação, o estaqueamento com estacas raiz cravadas em solo e em rocha, a recuperação e o reforço da estrutura de concreto armado, a substituição das janelas, dos pisos cerâmicos, pinturas internas e externas e a reforma parcial do telhado.

-> Veja aqui o vídeo com o detalhamento da obra

AVISOS