EVENTOS Data de Publicação: 29 jun 2026 18:02 Data de Atualização: 29 jun 2026 19:54
Os estudantes do Câmpus Araranguá Amabily Sofia Pereira, João Pedro Burin Pinto e Penélope Schlickmann Borges, do técnico integrado em Produção de Moda, receberam menção honrosa de destaque da região Sul na final da Olimpíada Brasileira de Sociologia (OBS), realizada no Rio de Janeiro nos dias 19 e 20 de junho. Com isso, eles receberão uma bolsa de iniciação científica do CNPq durante um ano no valor de R$ 300,00 por mês para desenvolverem uma pesquisa na área. “A primeira edição da Olimpíada Brasileira de Sociologia foi extraordinária. No câmpus Araranguá tivemos cinco equipes inscritas, que se dedicaram muito às tarefas e ao estudo de temas das Ciências Sociais. A ida da equipe Bizarras para a final foi resultado de um trabalho coletivo e da dedicação dos estudantes. Uma experiência que vai marcar a vida e a formação escolar deles. Como orientador fiquei muito orgulhoso e feliz pelo prêmio recebido e por termos conseguido representar tão bem o nosso câmpus e o IFSC. Queremos agora entrar em contato com a Câmara de Vereadores de Araranguá para verificarmos a viabilidade de apresentação do projeto,” explica o professor de Sociologia do Câmpus Araranguá Rodrigo Lima, que foi o orientador da equipe.
Na etapa presencial, eles apresentaram um projeto de lei que tinha como proposta articular o IFSC com a comunidade do UCCA, vizinha do câmpus e em situação de vulnerabilidade. A proposta seroa promover ações que buscassem a formação crítica e profissional de meninas entre 12 e 18 anos para transformação social e o combate à violência de gênero e com isso atender ao quinto artigo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que é o de alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
A ida ao evento também significou novas experiências para os estudantes."Foi a primeira vez que eu e o João viajamos de avião e também a primeira vez que a equipe esteve no Rio de Janeiro. Tudo foi uma grande descoberta e um aprendizado. Além disso, foi muito emocionante falar em um palco enorme, com tantas pessoas nos assistindo", afirma a estudante Amabily Sofia Pereira.
No evento, eles puderam conhecer diferentes realidades e ter contato com equipes dos 27 estados da federação. "Toda a experiência de estar no Rio de Janeiro competindo foi mágica, pessoas de todos os estados do Brasil estavam lá conversando com a gente, adultos e adolescentes contando sobre suas experiências e compartilhando tudo", avalia a estudante Penélope Schlickmann Borges.
Experiência que também marcou o estudante João Pedro Burin. "Sair do Sul para competir no Rio de Janeiro foi uma experiência incrível. Ter a oportunidade de conhecer estudantes de diferentes partes do Brasil, cada um com suas próprias características e diferenças culturais, tornou a experiência mais enriquecedora."
A Olimpíada mobilizou mais de 13 mil estudantes do país, sendo que para essa etapa final haviam sido selecionadas quatro equipes de cada região. Das equipes finalistas da região Sul, duas delas eram do IFSC. Além de Araranguá, o Câmpus Itajaí participou da Olimpíada com a equipe Maria Batayo, que fazia alusão à Maria Batayo de Nanã, mulher escravizada que se tornou mãe de santo da nação omolokô do Brasil, cultuada pelas religiões e práticas de matriz afro-indígenas. Na etapa presencial da Olimpíada, eles precisaram apresentar uma carta petição de um projeto de lei que, no caso da equipe de Itajaí, foi a proposta de uma feira de saberes afro no município.