Câmpus Araranguá passa a ofertar cursos técnicos em Mecânica e Automação Industrial

ENSINO Data de Publicação: 24 ago 2022 15:39 Data de Atualização: 24 ago 2022 15:50

O Câmpus Araranguá do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) passará a contar com dois novos cursos técnicos subsequentes ao ensino médio em 2023. O atual curso técnico em Eletromecânica deixará de ser ofertado na modalidade subsequente e serão criados os cursos técnicos em Mecânica e Automação Industrial, também destinados a quem possui ensino médio completo.

A criação dos dois novos cursos foi aprovada no último dia 22, em reunião do Conselho Superior do IFSC. A mudança já vale para o próximo período de inscrições, que será de 10 de novembro a 9 de dezembro. A seleção será por sorteio público e as aulas terão início no primeiro semestre de 2023. Confira o Calendário de Inscrições do IFSC.

Os cursos técnicos subsequentes são destinados a quem já concluiu ou irá concluir o ensino médio até a data na matrícula. Tanto o curso técnico em Automação Industrial quanto o curso técnico em Mecânica do IFSC Câmpus Araranguá terão duas seleções por ano, com 32 vagas cada. Os cursos são noturnos, têm duração de quatro semestres e carga horária total de 1200 horas.

De acordo com o diretor-geral do Câmpus Araranguá, Adriano Rodrigues, o curso técnico em Eletromecânica continuará sendo ofertado na modalidade integrada ao ensino médio. A oferta dos dois novos cursos tem como objetivo proporcionar uma formação mais especializada para profissionais que atuam na indústria.

“A oferta do técnico em Mecânica visa continuar suprindo uma demanda permanente do setor produtivo regional, focada em manutenção industrial, soldagem, usinagem, entre outras áreas. Já o curso técnico em Automação Industrial buscará atender uma demanda crescente de modernização industrial, tanto na formação de um contingente técnico para atuar nos processos, no desenvolvimento tecnológico e na manutenção, quanto na missão institucional de gerar, difundir e aplicar conhecimento e inovação”, afirma. 

Com a mudança, o IFSC passa a contar com os seguintes cursos técnicos em Araranguá: Vestuário, Produção de Moda e Eletromecânica integrados ao ensino médio, e Produção de Moda, Têxtil, Automação Industrial e Mecânica na modalidade subsequente ao ensino médio. Ainda há a possibilidade de que o curso técnico em Eletromecânica volte a ter ofertas eventuais, em caso de haver demanda. 

CÂMPUS ARARANGUÁ ENSINO