Câmpus Canoinhas vai sediar 3ª edição do Simpósio Catarinense do Campo à Mesa

EVENTOS Data de Publicação: 29 mai 2023 19:51 Data de Atualização: 29 mai 2023 20:13

O 3º Simpósio Catarinense do Campo à Mesa será em Canoinhas.” O anúncio oficial encerrou a programação da segunda edição do simpósio, realizada de 22 a 26 de maio, no Câmpus São Miguel do Oeste. “Em 2025, vamos todos a Canoinhas participar deste evento “, convocou a atual presidente da comissão organizadora, Keli Cristina Fabiane, professora do câmpus de São Miguel. 

Embora a próxima edição seja daqui a dois anos, os preparativos devem começar já a partir da avaliação final do simpósio deste ano, muito elogiado pela qualidade da programação, número de trabalhos inscritos, quantidade de participantes e parcerias. 

“Temos uma equipe boa que trabalhou na organização, nos bastidores da programação local e na articulação da viagem a São Miguel do Oeste. A gente consegue”, enfatiza a coordenadora do curso superior de tecnologia em Alimentos do Câmpus Canoinhas e atual vice-presidente da comissão organização do simpósio, Cleoci Beninca, ciente e, ao mesmo tempo, animada com o desafio. 

“A meta é buscar recursos em editais externos, fortalecer as parcerias para palestras, minicursos e visitas técnicas, estimular a participação de outros cursos na organização do evento e propiciar a vinda de alunos de outros câmpus”, planeja professora Cleoci. Ela destaca que, além de promover e incentivar ações de ensino, pesquisa e extensão, eventos como este colaboram com a divulgação do IFSC como um todo e das ações realizadas em cada câmpus.

“Receber este importante evento na região do Contestado vai contribuir muito com o desenvolvimento regional. E não posso deixar de agradecer o envolvimento dos professores, técnicos e estudantes de Canoinhas por trazerem a próxima edição para a cidade”, enaltece o diretor do Câmpus Canoinhas, Joel José de Souza. 

Realizado de forma conjunta pelos cursos de Ciências Agrárias dos câmpus Canoinhas, Lages, São Miguel do Oeste e Urupema, o simpósio deste ano teve programação híbrida com eventos presenciais no Câmpus São Miguel do Oeste, transmitidos pelo canal do IFSC no YouTube.

Grupos de servidores e alunos dos câmpus de fora também puderam participar presencialmente dos eventos dos dois primeiros dias. Do Câmpus Canoinhas, foi um grupo de 43 participantes, dos cursos superiores de Agronomia e tecnologia em Alimentos e do técnico integrado em Alimentos. Na quinta-feira (25), cada câmpus teve programação local. No Câmpus Canoinhas, foram realizados treze minicursos de oito temas diferentes, com cerca de 250 participantes.

Trabalho premiado

A solenidade de encerramento do Simpósio Catarinense do Campo à Mesa também trouxe outra boa notícia para o Câmpus Canoinhas: o trabalho “Oficinas temáticas de ciências aplicadas ao ensino médio” recebeu menção honrosa na categoria Experiências de Ensino e Extensão em Ciências Agrárias.

O projeto é de autoria dos técnicos de laboratório de Alimentos do câmpus, Daiana Alves Machado, Josiéli de Oliveira dos Santos Veiga e Luiz Alberto Silva Stefanski; e dos estudantes Ana Julia de Oliveira Dias e Luis Carlos Lima dos Reis.

“Fiquei imensamente grata por ter oportunidade de participar do projeto, e ainda mais quando soube que recebemos a menção honrosa. É um orgulho estar em um instituto que está sempre em evolução e dando oportunidades como essas aos alunos”, comemora Ana Julia.

Para os técnicos de laboratório, a menção honrosa é uma forma de reconhecer o impacto positivo do trabalho realizado. “Isso valida nosso compromisso com a educação científica ao oferecer oficinas temáticas para alunos de escolas públicas, fortalecendo nosso compromisso em inspirar, envolver e despertar nos estudantes o interesse pelas ciências”, destacam Daiana, Josiéli e Luiz.

EVENTOS CÂMPUS CANOINHAS