Câmpus Chapecó e Xanxerê apresentam iniciativas no Simpósio Catarinense de Astronomia

EVENTOS Data de Publicação: 12 jul 2024 17:27 Data de Atualização: 13 jul 2024 14:23

Os Câmpus Chapecó e Xanxerê do IFSC são organizadores do 11º Simpósio Catarinense de Astronomia, que será realizado pela Associação Apontador de Estrelas, nos dias 19 e 20 de julho, em Chapecó. O evento ainda conta com a organização da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc-Oeste), a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS - Câmpus Chapecó). e a Escola Estadual Bom Pastor.

Haverá palestrantes convidados, apresentação de trabalhos nas formas oral e visual, mesa redonda, noite de observação do céu com o telescópio e práticas de astrofotografia. O objetivo é propiciar o encontro dos astrônomos catarinenses, sejam amadores ou profissionais, integrar as associações de astronomia de Santa Catarina, destacar observações, pesquisas e atividades astronômicas realizadas no estado, além de divulgar as iniciativas de ensino de astronomia nas redes públicas de educação catarinenses.

Além de auxiliar na organização, os câmpus Chapecó e Xanxerê participam da exposição de astrofotografias e sessão de pôsteres, com o trabalho “Em busca de outros mundos, ações de divulgação e popularização científica sobre astronomia e astronáutica no IFSC Câmpus Xanxerê” e “O Clube da física do IFSC Câmpus Chapecó como espaço de estudo da Astronomia”.

O professor de Física do Câmpus Chapecó, Alencar Migliavacca, coordena o clube da física e apresentará a iniciativa durante o evento. “Visando ampliar espaços de discussão das ciências, física e astronomia, foi criado o Clube da Física no Câmpus Chapecó, que envolve a comunidade acadêmica em reflexões sobre os temas. Seu objetivo é difundir conhecimentos, aprofundar conteúdos, orientar e organizar o estudo e a participação dos estudantes em olimpíadas científicas, como a Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA)”, destaca o professor.

O professor ainda relata que uma das parcerias do Clube da Física é com a Associação Apontador de Estrelas, que organiza o Simpósio, e durante o ano esta parceria permite qualificar a formação para a comunidade acadêmica, com melhoria no desempenho dos estudantes na OBA. “Ao longo destes anos, os participantes do CDF têm aprimorado seu conhecimento e colhido resultados interessantes através de medalhas e menções honrosas”, afirma Migliavacca.

O professor Fábio Alves apresentará no evento o projeto de extensão desenvolvido no Campus Xanxerê: "Em Busca de Outros Mundos", nome dado em homenagem ao professor e astrônomo brasileiro Ronaldo Rogério de Freitas Mourão, que teve uma obra com o nome publicada em 1981. Por meio deste projeto haverá uma exposição sobre Astronomia e Astronáutica com os seguintes itens:

• Obra "Em Busca de Outros Mundos", do professor Ronaldo de Freitas Mourão
  • Dicionário de Astronomia do professor Ronaldo de Freitas Mourão
  • Exposição de 15 exemplares meteoritos autênticos considerada a maior coleção particular do Estado SC
  • Réplicas das Naves Soyuz – FG, Ônibus Espacial Atlantis e Saturno V em escala
  • Astromóvel (Kombi) – Laboratório Móvel de Astronomia
  • Sistema Solar Sensorial em escala Impresso em 3D
  • SARndbox - Augmented Reality Sandbox – ARS
  • Exposição paisagens cósmicas com 20 posteres sobre astronomia
  • Réplicas dos crânios dos homídeos (Homo Sapiens, Australopitecus, Homo erectus e Homo Naledi, impressos com impressora 3D)
  • Experimento “Capilaridade vs Gravidade no processo de filtração”, vencedor da Missão Garatéia - ISS, enviado pelo IFSC Câpus Xanxerê para a NASA (EUA).

Confira a programação do 11º Simpósio Catarinense de Astronomia.

EVENTOS CÂMPUS CHAPECÓ CÂMPUS XANXERÊ