Câmpus aciona fase 1 do Plano de Segurança Sanitária

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 19 mai 2021 17:44 Data de Atualização: 19 mai 2021 20:15

O Colegiado do Câmpus Florianópolis-Continente decidiu nesta quarta-feira (dia 19) pelo acionamento da Fase 1 do Plano de Segurança Sanitária (PSS) do IFSC. Na prática não há qualquer mudança para estudantes ou para a maioria dos servidores. Todas as atividades administrativas e de ensino permanecem de forma remota. Esta fase é para intensificar a preparação do câmpus para que outras fases possam ser acionadas. 

A favor do acionamento votaram os segmentos dos docentes e dos discentes, os técnicos foram contrários. A Fase 1 tem período mínimo de 15 dias mas não tem data estipulada para término. O acionamento da fase 2, que prevê retorno gradual de atividades presenciais, depende de decisão do Conselho Superior do IFSC.

A decisão pelo acionamento pelos colegiados do câmpus foi autorizada pelo Consup em 26 de abril, de acordo com a situação sanitária de cada localidade. A Fase 1 do PSS possibilita o retorno de estudantes formandos de cursos superiores e de pós-graduação, bem como de seus professores, para a realização de experimentos indispensáveis para a conclusão de Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs) ou cumprimento de prazos de projetos de pesquisa. 

No entanto, a diretora do Câmpus Florianópolis-Continente esclarece que não há no câmpus estudantes nessa situação, por isso o acionamento da fase 1 no Continente não altera a rotina das atividades. "Será um período de preparação do câmpus em relação às regras sanitárias." Um exemplo é a execução de obras para instalação de mais pias.

Jane lembra ainda que o Plano de Ação de Combate à Covid-19 do Câmpus Florianópolis-Continente foi aprovado junto ao município de Florianópolis.

Para conhecer o Plano de Segurança Sanitária (PSS) e todas as informações relativas à pandemia que interferem na instituição, acesse a página Covid-19 do IFSC.

Aulas práticas em ANPs

O Colegiado do Câmpus votou ainda por transformar mais algumas unidades curriculares práticas dos cursos de Eventos, Cozinha, Restaurante e Bar, Proeja de Cozinha e Proeja Panificação, em Atividades Não Presenciais (ANPs). O objetivo é manter o vínculo dos alunos com a instituição neste período de pandemia e garantir a eles a opção de continuidade dos estudos no ensino remoto.

Na reunião também foi discutida a necessidade de buscar formas de avaliar e recuperar os conteúdos destas aulas práticas quando ocorrer o retorno presencial.

 

INSTITUCIONAL NEWS