Câmpus Gaspar tem três trabalhos premiados no Sepei

SEPEI Data de Publicação: 26 ago 2024 15:43 Data de Atualização: 26 ago 2024 16:39

O Câmpus Gaspar teve três trabalhos premiados no Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepei) do IFSC, realizado de 20 a 22 de agosto no câmpus São Miguel do Oeste. Na divisão temática 1 que reunia trabalhos sobre formas de comunicar, discursos, movimentos culturais e mediação educacional, o primeiro lugar das apresentações presenciais ficou com o trabalho “Nível de atividade física e a percepção da imagem corporal em adolescentes estudantes do IFSC – Câmpus Gaspar” e o terceiro lugar com o “Relação entre o nível de atividade física e o risco para o desenvolvimento de transtornos alimentares em meninas adolescentes estudantes do IFSC-Gaspar”. Nessa mesma divisão temática, mas na categoria de trabalhos on-line, o Câmpus também ficou na primeira colocação com o trabalho “Entre escola e museu: proposta de material educativo”. 

Para a pesquisa sobre o nível de atividade física e a percepção da imagem corporal foram ouvidos 196 estudantes do Câmpus Gaspar dos cursos técnicos integrados. Através de questionários estruturados e medidas antropométricas, o grupo avaliou o Índice de Massa Corporal (IMC), o nível de atividade física, os hábitos alimentares, a insatisfação com a imagem corporal e os transtornos de atitudes alimentares. “Além de contribuir para o avanço do conhecimento científico nessa área, o projeto buscava fornecer informações relevantes sobre a prevalência de hábitos alimentares inadequados, permitindo a identificação de problemas de saúde e o embasamento de políticas públicas de saúde voltadas para essa população”, explica a professora Monique de Oliveira, umas da autoras do trabalho e que na época da pesquisa atuava como professora substituta no Câmpus Gaspar. 

Entre os estudantes envolvidos na pesquisa estava o aluno do técnico integrado em Química Allísson Adão. “O tema da pesquisa me chamou muito a atenção porque era algo que já aconteceu comigo, então eu criei essa identificação e fiquei curioso em tentar entender essa relação. Participar da pesquisa foi algo que agregou muito na minha vida. A participação dos estudantes foi muito importante, eles levaram a pesquisa a sério e foram muito compreensivos.”

A pesquisa que ficou em terceiro lugar nessa mesma categoria, também aplicou questionários só que desta vez apenas com meninas estudantes dos técnicos integrados do Câmpus Gaspar para tentar entender e avaliar a relação entre a frequência de atividade física e o risco de desenvolvimento de transtornos alimentares. Os dados da pesquisa mostraram que 43,6% das entrevistadas apresentaram risco de distúrbios alimentares. “Foi uma experiência incrível ter participada da pesquisa porque eu nunca tinha feito algo assim e ao mesmo tempo em que atuei como pesquisadora eu sentia a sensação de que poderia estar ajudando de alguma forma outras pessoas. Eu sempre tive muito interesse na área de nutrição e também sobre o tema transtornos alimentares”, explica a estudante do técnico integrado em Química e uma das autoras da pesquisa Maria Luiza Calizário. 

As duas pesquisas são desdobramentos do projeto “Espelho, espelho meu: impacto dos padrões alimentares e estado nutricional na percepção da imagem corporal em estudantes do IFSC Câmpus Gaspar” que foi aprovado no edital Pibiq de 2023. “Eu vejo que a contemporaneidade dos temas e o interesse dos alunos sobre a temática fez com que os trabalhos ficassem bem interessantes. A partir do projeto “Espelho, espelho meu” nós conseguimos produzir cinco resumos que foram apresentados no Sepei, sendo que dois deles foram premiados”, explica o professor Anderson Honorato, que na época da pesquisa atuava como professor de Educação Física no Câmpus Gaspar. 

Categoria apresentações on-line

Além das premiações pelas apresentações dos trabalhos presenciais, o Câmpus Gaspar ficou também na primeira colocação dentro dessa mesma divisão temática, mas na categoria de apresentações on-line com a pesquisa “Entre escola e museu: proposta de material educativo”. O trabalho apresentado faz parte de um projeto que vem sendo desenvolvido e é orientado pela professora do Câmpus Gaspar Fernanda Trentini Carneiro em que eles estão desenvolvendo um material educativo voltado à educação infantil sobre o acervo do Museu de Hábitos e Costumes, de Blumenau, que tem mais de cinco mil peças dos séculos XIX e XX.

Trata-se de uma pesquisa aplicada com a criação de um produto que será uma maleta de viagem com orientações e atividades lúdicas e educativas para serem trabalhadas em sala de aula. “Estamos desenvolvendo uma maleta que virá acompanhada de uma série de materiais que foram inspirados no acervo do Museu como leques e um molde de cartola, haverá ainda um passaporte que precisará ser carimbado durante a visita e cartilhas com orientações aos professores”, explica a estudante Maíne Sampaio, do curso superior de Tecnologia em Design de Moda do Câmpus Gaspar e uma das autoras da pesquisa.    

A estudante da pós-graduação em “Pesquisa e prática pedagógica” do Câmpus Gaspar Ive Livia de Sousa Azevedo também participa da pesquisa. “Sou museóloga de formação e os materiais educativos são de suma importância, pois auxiliam na compreensão do acervo e da exposição dos museus. Esses que estamos produzindo têm um toque a mais porque são voltados para educação infantil e por isso todos os materiais são pensados para o entendimento das crianças nessa faixa etária.”

A pesquisa recebeu recursos do programa de apoio ao desenvolvimento de projetos que contemplem a pesquisa como princípio educativo, edital nº 14/2023 Proppi/ Dae. 
 

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