Câmpus Joinville inicia em 06/02 aulas de 2023

ENSINO Data de Publicação: 03 fev 2023 20:08 Data de Atualização: 03 fev 2023 20:16

Está marcado para a próxima segunda-feira, 6 de fevereiro, o início das aulas de 2023 no Câmpus Joinville para todos os cursos técnicos e para as turmas de veteranos dos cursos superiores. Apenas para os ingressantes nos cursos superiores é que as aulas começam em março, após a conclusão dos processos de inscrição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Acesse por aqui:

Datas mais importantes:

  • 06/02/23: início das aulas do 1º semestre (até 05/07)
  • 06 a 10/02/23: ajustes de matrícula dos cursos superiores e técnicos concomitantes em Eletroeletrônica (grade 132) e Teatro, via Sigaa (www.sigaa.ifsc.edu.br > Ensino > Matrícula On-line > Realizar Matrícula)
  • 13/03/23: início das aulas para os calouros dos cursos superiores
  • Até 17/03/23: período para os alunos solicitarem o retorno, por trancamento ou por reingresso, via Requerimento Geral
  • Até 17/03/23: prazo para solicitação de trancamento do semestre 2023-1, via Requerimento Geral
  • 26/07/23: início das aulas do 2º semestre (até 19/12)

Semana Pedagógica

Em preparação para o semestre, professores e técnicos participaram de atividade de planejamento e formação nesta semana. A programação começou no dia 31 de janeiro, com uma reunião de avaliação de 2022 e planejamento para 2023, com a equipe da direção do câmpus.

Além das atividades locais, a Semana Pedagógica também teve eventos em rede, organizados pelo Departamento de Formação e Práticas Educativas do Cerfead. Dentro desta Semana Pedagógica Unificada do IFSC, o Câmpus Joinville recebeu, na quinta-feira (2), a doutora em Educação Escolar Ana Carolina Galvão Marsiglia, professora na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), onde atua no Programa de Pós-Graduação em Educação e lidera o grupo de pesquisa Pedagogia histórico-crítica e educação escolar.

A palestra “Fundamentos da pedagogia histórico-crítica: da teoria à prática pedagógica” foi realizada no Auditório do câmpus e transmitida pelo canal do IFSC no YouTube e está disponível para toda comunidade, assim como as demais da programação geral.

Conforme professora Ana Carolina, o processo de formação e o trabalho coletivo são pontos importantes para aplicação da pedagogia histórico-crítica, que tem como perspectiva a socialização do conhecimento. “As barreiras vão sendo quebradas quanto mais coletivo for o trabalho”, ressaltou professora Ana Carolina.

ENSINO CÂMPUS JOINVILLE NEWS