Câmpus Joinville reforça ações de combate ao bullying e violência na escola

ENSINO Data de Publicação: 31 mar 2023 12:08 Data de Atualização: 05 abr 2023 09:36

Para chamar a atenção para os problemas causados pelo bullying e estimular a reflexão sobre o tema, o Câmpus Joinville está reforçando as ações de prevenção e combate à violência nas escolas. Na próxima quinta-feira (6), a Coordenadoria Pedagógica realiza uma programação especial para marcar o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência nas Escolas, lembrado desde 2016 no dia 7 de abril (Lei nº 13.277/2016), em memória ao massacre em uma escola em Realengo, bairro do Rio de Janeiro - RJ, ocorrido cinco anos antes.

A programação terá atividades de manhã e à tarde, com foco nas turmas dos cursos técnicos integrados. Serão realizadas intervenções com a palestrante, jornalista, autora de histórias em quadrinhos para adolescentes e oldschool influencer Vanessa Bencz, e as psicólogas Laura Cini Freitas, que atua como psicóloga clínica e com gestão de marketing e planejamento estratégico de comunicação, e Rafaela Peixer, que participa de grupos de estudos e discussões teóricas em psicanálise, e atua na clínica com crianças, adolescentes e adultos e como supervisora de estágio acadêmico.

O coordenador pedagógico do Câmpus Joinville e membro da comissão organizadora do evento, Raphael Henrique Travia, destaca a importância de atividades que abordem temas transversais para a construção de uma sociedade mais humana em eventos assim, para além do trabalho cotidiano.

A campanha também terá intervenções da psicóloga escolar do câmpus, Cristina Folster Pereira, que é mestra em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, e de estudantes de Psicologia da Univille, que realizam estágio curricular no IFSC.

Vale lembrar que a programação do Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação  (Sepei), que acontece em Joinville de 17 a 19 de abril, também traz o tema, especialmente o cyberbullying, para discussão. O print é eterno: uso das mídias sociais e suas consequências será um dos assuntos da mesa-redonda com os servidores Daniel Augustin Pereira, Nadia Garlet e Janaina Turcato Zanchin, no dia 18, às 9h.

ENSINO EXTENSÃO EVENTOS CÂMPUS JOINVILLE