Câmpus Lages, em parceria com a Uniplac, organizou o 5º Congresso de Educação Matemática

EVENTOS Data de Publicação: 24 mai 2023 23:45 Data de Atualização: 26 mai 2023 11:33

No último sábado (20) foi realizado na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) o 5º Congresso de Educação Matemática. A atividade conta com a parceria do IFSC Câmpus Lages na organização e reuniu acadêmicos e professores do curso de matemática da Uniplac, além de estudantes e professores do ensino fundamental e médio da rede pública e privada de Lages e região. O tema escolhido para 2023 foi “Matemática: Processo histórico e Conexões com a Atualidade”.

Professor da disciplina no Câmpus Lages, e membro da comissão organizadora do evento, o professor Ailton Durigon proferiu a palestra de abertura, intitulada “Desafios e Possibilidades do Ensino e da Aprendizagem Matemática”.  “Considerando que temos como um dos requisitos da nossa atuação a formação de formadores, ações desta natureza facilitam a nossa aproximação com professores da educação básica e com estudantes da licenciatura em Matemática e dessa forma a troca de experiências pode contribuir significativamente no fazer pedagógico destes profissionais”, comenta o professor.

O intuito do evento, segundo professor, é promover uma troca de experiências entre os três parceiros (Uniplac, IFSC e Secretarias de Educação). Além da palestra, o evento contou com momentos de oficinas em forma de rodízio, onde os alunos da licenciatura em matemática da Uniplac apresentaram as possibilidades de abordagem dos eixos da Base Nacional Curricular Comum (BNCC). “É um espaço de excelência e a nossa participação como executores do planejamento do evento e nas atividades desenvolvidas tem resultados passar além do evento, se concretizando em futuras parcerias no ensino, na pesquisa e extensão.”, completa. O IFSC Câmpus Lages, ainda, apresentou seus projetos de pesquisa e extensão com a participação dos estudantes.

O evento também serve para que o IFSC Câmpus Lages possa se consolidar como um agente importante na comunidade Serrana, atuando com parcerias para o desenvolvimento local e para solução de questões pertinentes no ramo da educação. “Nossa presença na comunidade e numa das áreas que carece de melhoria nos índices de aproveitamento dos estudantes é realizador”, finaliza Ailton.

O evento

O Congresso de Educação Matemática ocorre desde 2017, tendo ficado ausente por dois anos durante a pandemia do Covid-19. O quadro pandêmico, inclusive, serviu para que, em 2022, os organizadores sentissem a necessidade de preenchimento de lacunas de aprendizagem em relação à formação matemática. Fazendo, com isso, com que o congresso ganhasse força para este ano. Realizar o evento em maio é, também, uma forma de comemorar o Dia Nacional da Matemática, celebrado em 6 de maio.

 

EVENTOS CÂMPUS LAGES