Câmpus Lages recebe festival internacional de cinema ambiental

EVENTOS Data de Publicação: 11 set 2023 16:12 Data de Atualização: 12 set 2023 08:41

De hoje (11) até sábado (16) acontece mais uma edição do Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra Catarinense (FICASC). Um dos locais onde os filmes serão exibidos será o Câmpus Lages do IFSC e as sessões serão no próximo dia 14, no auditório do câmpus.

A programação da quinta edição do evento inclui obras de animação, ficção e documentários, distribuídos entre curtas, médias e longas metragens que apontam problemas e sugerem soluções quanto à exploração dos recursos naturais e às problemáticas das populações tradicionais. A maioria dos filmes são de classificação indicativa livre.

A programação no IFSC começa às 9h e vai até às 16h. Confira a relação dos filmes que serão exibidos no auditórios do Câmpus Lages:

9h
Aqui tudo acaba
Zág Araucária 
Vãnh Gõ Tõ Lãklãnõ

10h30 
Hijos del Hielo

14h30
Brasil Orgânico

16h 
Luci e a Terra

Todas as informações sobre o festival estão no site do evento, que tem, além da programação presencial, também de forma online. São 20 filmes nacionais e internacionais de temáticas socioambientais, em 16 sessões voltadas a alunos da rede pública e privada e também para públicos com necessidades especiais, idosos e pessoas em condições de vulnerabilidade. As sessões, além do IFSC, acontecerão no CEDUP Industrial, SENAI, APAE, Associação dos Deficientes Visuais da Serra Catarinense, SESC e CRAS.

"Levando em consideração as tragédias ambientais dos últimos anos - destacando os alagamentos no Rio Grande do Sul, por exemplo, debater temáticas relacionadas às questões ambientais são uma forma de conscientização da população em relação ao momento delicado que estamos vivendo. E o FICASC propõe fazer esses debates através do cinema, ou seja, traz um momento lúdico para introduzir temáticas que são bastante sensíveis para todos nós", destaca a professora Leticia Tramontini, articuladora local do evento.

Para ela, o fato das exibições serem aos estudantes, que são pessoas mais abertas ao diálogo e a absorver conhecimentos, torna esse evento mais efetivo em sua proposta de conscientização. "Alguns dos documentários trarão a temática dos povos originários e a sua contribuição para manutenção da biodiversidade. Então, com os filmes há possibilidade de reconhecer e valorizar, portanto, o papel dessas comunidades para conservação ambiental", completa a professora.

Além da exibição dos filmes, sessões de roda de conversa sobre as produções acontecem entre os espectadores, com convidados externos e docentes do IFSC. As conversas, segundo o diretor do Festival, Doty Luz, “tem o objetivo de gerar reflexões e ampliar perspectivas sobre a temática socioambiental da atualidade. Como atividade paralela, será realizada oficina de audiovisual para estudantes de Lages, ministrado pelo diretor de cinema Walter Caira, que produzirão 3 curta-metragens a serem apresentados no dia 15 às 19h no Casarão Juca Antunes", complementa.

O FICASC foi selecionado pelo Prêmio Catarinense de Cinema - edição 2022, executado com recursos do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura. Em 2022, a 4ª Edição do Festival recebeu o prêmio Gralha de Ouro na categoria "projeto cultural" pelo Conselho de Turismo da Serra Catarinense.

 

EVENTOS CÂMPUS LAGES