Câmpus São José terá novo curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas

CÂMPUS SÃO JOSÉ Data de Publicação: 01 jun 2023 17:00 Data de Atualização: 02 jun 2023 18:08

O Câmpus São José terá um novo curso: o superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, que foi aprovado na última reunião do Conselho Superior (Consup) e será oferecido nos próximos processos seletivos para graduação do IFSC. 

O curso será presencial e vai abrir 40 vagas por semestre. As aulas vão ocorrer à noite, com duração de cinco semestres (dois anos e meio) e carga horária total de 2 mil horas. Não há estágio obrigatório nem trabalho de conclusão de curso. 

O objetivo do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é “atender um público que procura um curso superior no período noturno, focado no mercado de trabalho, com um tempo de formação mais curto, visando a formação de um egresso especialista em um segmento do mercado com alto grau de empregabilidade”, conforme detalha o seu projeto pedagógico. 

O profissional formado nesse curso estará apto para atuar no mercado de desenvolvimento de software, tendo como algumas de suas competências: análise, projeto, desenvolvimento e implantação de sistemas computacionais de informação. O curso foi moldado para atender as demandas por desenvolvedores “full stack”, que é a combinação dos perfis de profissionais desenvolvedores de sistemas de “backend” (armazenamento e processamento de informações no servidor) e de “frontend” (parte visual e de interação do usuário na interface de um site ou aplicativo). 

Dentre as possibilidades de emprego, estão: empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assistência técnica e consultoria, de tecnologia e de indústria, comércio e serviços em geral; organizações não-governamentais; órgãos públicos; institutos e centros de pesquisa; e instituições de ensino. 

De acordo com dados citados no projeto pedagógico do curso, há cerca de 5 mil vagas não preenchidas no setor de tecnologia em Santa Catarina por falta de profissionais qualificados. Considerando somente a Grande Florianópolis, os cursos da área de desenvolvimento de software conseguem formar apenas aproximadamente 20% do total de profissionais que seriam necessários para preencher as novas vagas abertas a cada ano. 

Ao longo do curso, também será possível obter as certificações intermediárias de Operador de Computador (ao concluir a primeira fase do curso, equivalente a 400 horas) e de Programador Web (ao concluir as primeiras 1.200 horas do curso - as três primeiras fases).

A equipe de professores do curso (corpo docente) é formada por 41 profissionais, sendo que 29 deles (71%) têm formação em nível de doutorado e os outro 12, em nível de mestrado. A infraestrutura do curso inclui oito laboratórios especializados.

Para mais informações e contatos, acesse a página do curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Guia de Cursos do IFSC.

ESTUDE NO IFSC CÂMPUS SÃO JOSÉ