Câmpus Xanxerê proporciona reflexão com Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos e Visuais

EXTENSÃO Data de Publicação: 29 ago 2023 22:24 Data de Atualização: 05 set 2023 12:18

O Câmpus Xanxerê do IFSC realizou uma ação de extensão com estudantes e professores da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos e Visuais de Xanxerê (Apadavix). O grupo foi recepcionado na última semana e proporcionou momento de formação e reflexão sobre temas relacionados à inclusão e o “Agosto Laranja” na campanha de luta e conscientização sobre as deficiências intelectuais e múltiplas.

"Foi um momento ímpar de acolhimento das diversidades e a mobilização da inclusão como tema de debate para a formação de novas mentalidades e atitudes menos discriminatórias e mais empáticas", destacou a coordenadora da ação, professora Lígia Wilhelms Eras.

Durante a ação foram ofertados dois debates: I) A importância de uma cidadania ativa através do (re)conhecimento dos direitos das pessoas com deficiência para um empoderamento social e profissional, palestra ministrada pela cientista social/socióloga, professora Lígia Wilhelms Eras; e II) Os desafios educacionais e o papel da tecnologia assistiva na autonomia de vida das pessoas com deficiência, ministrado pelo cientista físico e astrônomo, Fábio de Souza Alves.

O diretor de Ensino, Marcelo Toso, e a coordenadora do Núcleo de Acessibilidade Educacional (NAE), Graziela Sombrio, também conversaram  com o grupo. O evento também estimulou o protagonismo de estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio que estão envolvidos nas atividades do Grêmio Estudantil e nos projetos de pesquisa e extensão do câmpus.

A participação dos estudantes foi fundamental para processos de formação ligados a inclusão, tema-chave dos projetos que estão sendo executados, como o projeto de pesquisa "Ciência e Decolonialidade: vozes minoritárias" (uma produção de séries em formato de podcasts e vídeos); e do projeto de extensão "Mapeamento do Câmpus Xanxerê para pessoas com deficiência visual: um aplicativo inclusivo", em que a Apadavix é a instituição parceira.

Por fim, a liderança do Grêmio Estudantil, com presença dos alunos Murilo Piccoli Contini e Júlia Zaffari Monteiro, contribuiu no acolhimento e recepção dos estudantes da Apadavix, de estudante acolhendo estudante.

 

EXTENSÃO CÂMPUS XANXERÊ