Câmpus Xanxerê tem atividades de conscientização no Dia Mundial da Reciclagem

EVENTOS Data de Publicação: 23 mai 2023 16:42 Data de Atualização: 29 mai 2023 11:27

Em comemoração ao "Dia Mundial da Reciclagem", celebrado em 17 de maio, a Comissão IFSC Sustentável do Câmpus Xanxerê convidou a comunidade acadêmica para refletir a respeito da destinação correta dos materiais consumidos no cotidiano das pessoas.

Desde janeiro, o Projeto de Padronização de Residuários vem sendo retomado para melhorar a identificação das lixeiras disponíveis nos ambientes do câmpus, conforme o padrão "recicláveis, orgânicos e rejeitos". O projeto prevê fases como a identificação de coletores de resíduos de uso coletivo e de uso setorial, a distribuição de material informativo a estudantes, a conscientização de servidores(as) e de colaboradores(as) terceirizados.

No início de abril, a comissão realizou conversa sobre o projeto com as turmas dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, e,em maio, o tema está sendo abordado com os colaboradores terceirizados.

Também nesta data a comissão abordou a desapego aos descartáveis, propondo a utilização de canecas, squeeze e sacolas retornáveis, como opção para diminuir o uso de copos descartáveis e sacolas plásticas. O material coletado entre servidores foi disponibilizado a estudantes, como forma de reciclar canecas, squeeze e sacolas que não estavam sendo utilizadas.

"A conversa contínua com a comunidade acadêmica é fundamental para correta separação e destinação dos resíduos produzidos no câmpus. Além de repensar o consumo, é preciso também diminuir o volume de rejeitos produzidos e estimular a reflexão sobre a importância de fazer o descarte correto, seja em casa ou na escola. Nosso país é um dos maiores produtores de lixo no mundo, mas a porcentagem de material reciclado ainda é muito baixa. Cada um precisa fazer a sua parte, separando adequadamente os resíduos que podem ser reciclados do que será encaminhado como rejeito. Sobre o resíduo orgânico, temos ainda um projeto de composteira no câmpus, que vai permitir aos estudantes manipular o que é coletado e acompanhar a transformação em material vivo e rico para o meio ambiente", destaca a docente da área de Química, Andreia Medianeira Pedrolo Weber da Silva, que é a coordenadora da comissão.

EVENTOS CÂMPUS XANXERÊ