ENSINO Data de Publicação: 06 dez 2024 12:58 Data de Atualização: 06 dez 2024 13:37
Nas comemorações dos trinta anos de aprovação do curso técnico em Enfermagem, o curso do Câmpus Joinville inaugurou um novo rito de passagem: a Cerimônia do Jaleco. O evento foi realizado quarta-feira (4) e contou com a participação de estudantes da 1ª fase que darão início aos estágios em campo. Além de professores do curso e demais servidores e estudantes do câmpus, familiares e amigos prestigiaram o evento.
Os futuros profissionais de saúde são:
- Andre Williams Lima da Silva
- Andrea Aguiar Venancio
- Cassia Gabrieli Borba Silveira
- Cristiani Pires de Souza
- Fernanda Toniote Pinheiro
- Gabriel Lucas dos Santos
- Ilana Borba
- Ivana Salete Schanoveber
- Karyne Evelyn Goncalves Perri Margarido
- Maria Heloisa Vieira Almeida
- Maria Raquel da Silva Marciano
- Patricia Nicolau de Araujo Lima
Conforme professora Joanara Rozane da Fontoura Winters, o rito simbólico representa o compromisso do estudante com as responsabilidades e os valores éticos que a profissão exige. A coordenadora do curso, Vanderleia Muller Duarte, conta que a cerimônia também reforça a importância do jaleco, não apenas como símbolo da profissão, mas principalmente como equipamento de proteção individual (EPI).
“O jaleco desempenha um papel essencial para os estudantes e profissionais da saúde, protegendo-os de exposições a materiais biológicos, como secreções, sangue e outros agentes potencialmente perigosos. Desde o primeiro contato com essas substâncias no laboratório, os estudantes são instruídos a adotar uma postura responsável no uso dos EPIs, garantindo sua segurança e prevenindo riscos à saúde”, explicam as professoras.
O curso
Embora o Câmpus Joinville tenha sido inaugurado em agosto de 2006, a trajetória da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica em Joinville começou ainda em 1994, com a formalização de convênio com o Hospital Dona Helena para o funcionamento do curso técnico em Enfermagem, como extensão da Unidade Florianópolis. A primeira turma de alunos ingressou em 1995.
O curso técnico em Enfermagem é ofertado na modalidade subsequente, ou seja, o aluno deve ter o ensino médio completo para fazer o curso. O curso tem quatro semestres de duração, com 1.600 horas/aula. O ingresso acontece no segundo semestre. As inscrições para a próxima turma estão previstas para o período de 14 de abril a 14 de maio de 2025.
O profissional formado pode atuar em hospitais, clínicas, postos de saúde, empresas e domicílios:
- atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação dos processos saúde-doença;
- colabora com o atendimento das necessidades de saúde dos pacientes e comunidade, em todas as faixas etárias;
- promove ações de orientação e preparo do paciente para exames;
- realiza cuidados de enfermagem, tais como: curativos, administração de medicamentos e vacinas, nebulizações, banho de leito, mensuração antropométrica e verificação de sinais vitais, dentre outros; e
- presta assistência de enfermagem a pacientes clínicos e cirúrgicos.