Ao completar 16 anos, Câmpus Chapecó do IFSC anuncia novos cursos gratuitos para 2023

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 24 ago 2022 16:30 Data de Atualização: 29 ago 2022 16:56

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) completa 16 anos em Chapecó no dia 25 de agosto, mesmo dia em que a cidade completa 105 anos. A grande novidade da instituição para o próximo ano será a oferta de novos cursos gratuitos.  A expectativa, segundo a direção, é que os cursos comecem a ser ofertados no segundo semestre de 2023.

Todos já estão com o Projeto Político-Pedagógico (PPC) pronto e aguardam agenda e aprovação em três diferentes órgãos da instituição antes de serem colocados em prática: o Colegiado do Câmpus; em seguida o Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe); e, por último, no Conselho Superior (Consup) do IFSC. Antes disso, a proposta de novos cursos foi apresentada e aprovada em assembleia geral dos estudantes e servidores e também em reunião do colegiado do câmpus.

Novidades para 2023

- Oferta de cursos de qualificação profissional rápida para o público EJA (Educação de Jovens e Adultos), no período noturno, em parceria com o CEJA/Chapecó: Fabricação Mecânica, Eletroeletrônica, Informática, Segurança do Trabalho, Administração, Vendas, Turismo, Hospitalidade e Lazer.

- Oferta de novo ensino médio técnico, o curso técnico em Sistemas de Energia Renovável Integrado ao Ensino Médio, no período matutino;

- Oferta de nova graduação, de Tecnologia em Fabricação Mecânica, no período noturno;

- Ofertar do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).

Entenda melhor

O Câmpus Chapecó completa 16 anos na cidade em 2022. A oferta de cursos iniciou com os técnicos em Mecânica e Eletroeletrônica (pós-médio), em 2006 e 2007; depois veio o técnico Integrado em Eletromecânica (Proeja), em 2009; e a Engenharia de Controle e Automação e o Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, em 2010. Nove anos depois, foi implantado o Técnico em Segurança do Trabalho (pós-médio), e houve a oferta de duas especializações desde lá.

Passados vários anos do início das ofertas desses cursos, os gestores começaram a pensar na expansão da unidade e possíveis alterações nos cursos do Câmpus Chapecó. Tanto que houve uma série de eventos focados nestes fins, como uma reunião em 2019 na Câmara de Vereadores da cidade e outra reunião em 2021

Em termos de estrutura física, o IFSC conseguiu, em março de 2022, adquirir um terreno ao lado da atual unidade, no bairro Seminário. E, em paralelo, já se pensava em novas ofertas de cursos. A gestão iniciou, então, com uma pesquisa com os servidores do câmpus, em março de 2021. Nela, detectou-se  internamente a preocupação com a oferta de cursos do câmpus. A abertura de novos cursos foi uma necessidade citada por 73 dos 88 respondentes, sendo que um novo técnico integrado ao ensino médio e uma nova graduação foram as sugestões apontadas pela maioria. Ainda, houve a sugestão para a reformulação na oferta de cursos atuais (28 das 88 respostas).

Em seguida, a direção também ouviu os estudantes dos cursos técnicos noturnos, que apontaram a necessidade de o IFSC ofertar um curso superior à noite. E realizou-se pesquisa com estudantes do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja/Chapecó) para detectar as áreas de interesse em qualificação profissional dos mesmos.

Também iniciaram-se conversas para possíveis parcerias com a direção do Ceja, Penitenciária Agrícola e Presídio Feminino da cidade e análises de número de estudantes e carga horária de professores dos cursos já ofertados no IFSC.

A gestão do IFSC começou, então, a desenhar a proposta. A partir de uma parceria com o Ceja, a proposta prevê alteração do técnico em Eletromecânica/Proeja (técnico integrado ao ensino médio EJA): a parte da qualificação profissional continua sendo ofertada pelo IFSC (com opções de cursos mais rápidos), e o Ceja oferta o ensino médio, sendo que os atuais alunos do IFSC continuam na instituição até o final do curso. E, a partir dessa alteração, o Câmpus Chapecó consegue implantar um novo ensino médio técnico e um superior noturno.

Por fim, essa proposta de novos cursos foi apresentada e aprovada em assembleia geral dos estudantes e servidores e também em reunião do colegiado do câmpus. E agora aguarda aprovação dos colegiados da instituição.

___________

INSTITUCIONAL CÂMPUS CHAPECÓ NEWS