Comissão IFSC Sustentável participa de evento em alusão ao Dia Mundial da Água

EVENTOS Data de Publicação: 30 mar 2023 18:38 Data de Atualização: 30 mar 2023 18:46

A Comissão IFSC Sustentável do Câmpus São Miguel do Oeste participou, no dia 22 de março, de evento alusivo ao Dia Mundial da Água organizado pela Gerência de Saúde do município. Diversas entidades participaram das atividades, realizadas na praça Walmir Bottaro Daniel. Cerca de 650 estudantes do ensino fundamental de escolas públicas e particulares acompanharam as atividades.

Os alunos Cristian Tres Disner, Daniel Eduardo Zanol, Felipe de Oliveira Dartora e Rafael André Brustolin, integrantes da comissão e discentes do 3º ano do curso técnico integrado em Eletromecânica, fizeram a apresentação do protótipo do projeto que estão desenvolvendo  na unidade curricular de Projeto Integrador, intitulado "Gerador de Ozônio: Medida Sustentável para Purificação Pluvial". O trabalho é orientado pelos professores Evandro Luis da Cunha e Luiz Baron, com o objetivo geral de "Apresentar um projeto de tratamento de água de chuva para fins de uso residencial, com base na captação de água da chuva, aplicando o método de ozonização por raios ultravioleta."

A finalidade é apresentar uma solução em pequena escala de tratamento da água da chuva para utilização em uma residência familiar, por meio de um circuito de tratamento por ozônio, capaz de suprir níveis adequados de potabilidade.

O intuito do reaproveitamento de água pluvial para fins de uso doméstico vem recebendo atenção especial por aqueles que buscam desenvolvimento sustentável. O ozônio é um forte oxidante, utilizado nos processos de desinfecção de água para abastecimento, que tem se mostrado eficiente na inativação de microrganismos resistentes à desinfecção convencional.

A geração de ozônio tem se mostrado uma técnica eficiente e promissora em várias aplicações, mas ainda existem muitas lacunas no conhecimento em relação à sua eficiência e segurança. Por exemplo, alguns dos principais problemas relacionados à geração de ozônio incluem a seleção de parâmetros ideais para maximizar a eficiência do processo, compreensão dos mecanismos de reação envolvidos na formação de ozônio e avaliação de possíveis efeitos negativos sobre a saúde humana e o meio ambiente. Portanto, o estudo será desenvolvido pelos alunos ao longo do ano de 2023 e visa preencher algumas dessas lacunas no conhecimento, fornecendo informações importantes para melhorar a eficiência e a segurança do processo de geração de ozônio.

 

Leia mais sobre o Dia Mundial da Água no IFSC Verifica


 

EVENTOS