Consup aprova eleições complementares para recomposição do colegiado

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 15 abr 2024 15:24 Data de Atualização: 15 abr 2024 15:34

O Conselho Superior (Consup) do IFSC aprovou, nesta segunda-feira (15 de abril), a resolução ad referendum 75/2024, que dá início ao processo de eleições complementares para a recomposição do colegiado.

Serão escolhidos novos conselheiros para os segmentos docente (suplente do Câmpus São Miguel do Oeste), técnico-administrativo (um titular e um suplente do mesmo câmpus), discente (um titular e um suplente do mesmo câmpus) e egresso. Pela resolução, os candidatos não poderão estar vinculados aos câmpus que já têm representações nos respectivos segmentos: Chapecó, Florianópolis, Araranguá e Canoinhas, no caso dos técnicos, e São Miguel do Oeste, Florianópolis, Palhoça e Araranguá, no caso dos discentes.

A eleição será organizada pela Comissão Eleitoral a ser nomeada.

Veja outras deliberações

Apreciação de cursos – Foi aprovada a criação do curso técnico subsequente em Eletroeletrônica, a ser ofertado a partir do segundo semestre de 2024 no Câmpus Joinville, no período noturno, suprindo a demanda por formação nessa área para pessoas que já concluíram o ensino médio. Também foi aprovada a suspensão da oferta do curso superior de tecnologia em Design de Produto do Câmpus Florianópolis, em função do início das atividades do bacharelado em Design no mesmo câmpus.

Internacionalização – O Consup deu aval para a realização de missão de prospecção e fortalecimento da cooperação internacional entre o IFSC e três universidades da América do Sul. A assessora de Relações Externas e Assuntos Internacionais da instituição, Denize Nobre Oliveira, explicou que a ideia é aumentar as parcerias e intercâmbios com instituições de países como Argentina e Uruguai – onde a missão será realizada –, o que vai permitir uma melhor utilização dos recursos da área e a valorização da cultura e da língua dos países vizinhos. A missão será realizada entre 5 e 10 de maio nas universidades Nacional de Quilmes (UNB) e de Buenos Aires (UBA), na Argentina, e na Universidade do Trabalho do Uruguai (UTU).

Programa UAB – A pedagoga Maria da Glória Silva e Silva será a coordenadora do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) no IFSC nos próximos dois anos. O processo seletivo para escolha da nova coordenação, via edital do Centro de Referência em Formação e EaD (Cerfead), foi homologado pelos conselheiros. O diretor do Cerfead, Marco Antônio Neiva Koslosky, esclareceu que o IFSC está participando de dois editais UAB-Capes (9/2022 e 25/2023) por meio dos quais serão ofertadas 2,9 mil vagas em cursos a distância – entre eles, cinco licenciaturas.

Bibliotecas – Foram aprovadas pelo Consup as alterações na Política de Desenvolvimento de Coleções do Sistema de Bibliotecas Integradas (Sibi) do IFSC. A bibliotecária Karla Viviane Garcia Moraes explicou que o documento original de 2016 passou por atualizações, principalmente, nos critérios de avaliação do acervo das bibliotecas. 

Mérito acadêmico – Dando andamento a deliberação da reunião de fevereiro, foram escolhidos os membros do Consup que vão compor o grupo de trabalho que vai organizar as regras para concessão de títulos de mérito acadêmico. O GT terá cinco membros, representantes dos segmentos docente, discente, TAE, externo e dos diretores-gerais. 

Ad referendum – As resoluções ad referendum 73 e 74/2024 também foram aprovadas pelo Consup. A Resolução 73/2024 trata da inclusão do Fórum de Diretores-Gerais como órgão de assessoramento ao Colégio de Dirigentes (Codir). Já a Resolução 74/2024 aprova a criação e oferta de vagas do curso Proeja técnico em Eletrotécnica integrado ao ensino médio, no Câmpus São Lourenço do Oeste.

Outros assuntos

Greve – O coordenador-geral do Sinasefe-SC, Marcos Neves, participou como convidado no início da 85ª reunião ordinária do Consup. No tempo destinado aos informes, ele apresentou um panorama da greve dos servidores federais que teve início em 8 de abril. Neves falou sobre o andamento das atividades na mesa nacional de negociação e enfatizou que, além da recomposição das perdas salariais dos últimos sete anos, o movimento cobra a reestruturação orçamentária da instituição e a realização de concursos para preenchimento do quadro de docentes e técnicos. O dirigente do Sinasefe-SC também ressaltou que a lista de atividades essenciais propostas pela Reitoria será analisada esta semana, além de sugerir aos conselheiros que considerem uma eventual suspensão do calendário acadêmico em função da mobilização dos servidores.

Relatório de Gestão – A apreciação do Relatório de Gestão 2023, prevista como pauta única da 53ª reunião extraordinária do Consup, não foi realizada em função da não disponibilização do documento aos conselheiros no prazo regimental, por questões técnicas. A pauta será apreciada em reunião on-line que será convocada para 13 de maio. A reunião extraordinária havia sido convocada para a manhã desta segunda-feira (15 de abril). Assista à gravação.

A 85ª reunião ordinária do Consup foi transmitida ao vivo pelo canal do IFSC no YouTube. Assista à gravação, em duas partes:
 

INSTITUCIONAL