Curso de Engenharia Civil do Câmpus São Carlos recebe conceito 4 na avaliação do MEC

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 16 set 2022 09:13 Data de Atualização: 16 set 2022 09:20

O curso de graduação em Engenharia Civil do Câmpus São Carlos do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) obteve conceito 4 na avaliação do Ministério da Educação. A avaliação foi realizada de forma virtual de 17 a 19 de de agosto. O conceito é considerado de excelência e indica que o curso atende os critérios de qualidade exigidos pelo MEC. 

Esta foi a primeira avaliação de reconhecimento do curso, que iniciou suas atividades em 2018 e forma a primeira turma neste ano. Para a coordenadora do curso, Fernanda Kruger Tomaschewski, a avaliação serve para nortear as melhorias a serem feitas. “O processo de avaliação do curso é muito importante para os ajustes necessários que precisamos realizar e para o crescimento do curso”, destaca.

A coordenadora informa que pretende melhorar o espaço da coordenação, da sala dos professores e comprar mais equipamentos para os laboratórios. “Pretendemos incentivar cada vez mais os docentes e discentes a participarem de projetos de pesquisa”, complementa.

Para fazer a avaliação, o MEC realizou reuniões com os dirigentes, os docentes e os discentes. Para completar, foi feita uma visita virtual onde foram apresentadas as instalações do curso. 

Sobre o Conceito de Curso

O Conceito de Curso (CC) é uma nota gerada após a visita dos avaliadores do Inep/MEC nos processos de reconhecimento ou renovação do reconhecimento dos cursos e tem caráter permanente. A avaliação leva em conta a organização didático-pedagógica do curso, o corpo docente e tutorial, e a infraestrutura. A cada uma das dimensões é atribuída uma nota, de 1 a 5, e os três conceitos são usados para calcular o conceito final do curso.  O CC garante ao estudante que seu curso está amparado por uma instituição com boa metodologia, suporte pedagógico de qualidade e corpo docente qualificado.

Sobre curso

O curso de Engenharia Civil do Câmpus São Carlos tem duração de dez semestres e entrada anual, com 40 vagas no total. O processo seletivo é por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que considera a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Saiba mais sobre o curso de Engenharia Civil do Câmpus São Carlos

Se desejar ser avisado quando estivermos com inscrições abertas, deixe seu e-mail no nosso Cadastro de Interesse.

INSTITUCIONAL CÂMPUS SÃO CARLOS NEWS