ENSINO Data de Publicação: 03 dez 2024 10:38 Data de Atualização: 03 dez 2024 11:01
O curso de Licenciatura em Química do IFSC Câmpus Criciúma foi contemplado com 28 bolsas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), que serão destinadas para que estudantes desenvolvam práticas inovadoras no ensino de Química. A primeira reunião do grupo foi realizada no último dia 28 de novembro,
O Pibid é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão vinculado ao Ministério da Educação, que tem como objetivo fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de professores em nível superior e para a melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira. Com as bolsas, os acadêmicos dos cursos de Licenciatura podem realizar intervenções pedagógicas em escolas públicas de educação básica, contribuindo na sua formação enquanto professores.
No Câmpus Criciúma, o curso de Licenciatura em Química foi contemplado com 28 bolsas, sendo uma para a coordenação de área, três para professores supervisores e 24 bolsas de iniciação à docência para os estudantes.
De acordo com o professor Victor Bianchetti Rodrigues, os licenciados desenvolverão projetos de intervenções pedagógicas de Química na Escola de Educação Básica Eng. Sebastião Toledo dos Santos, o Colegião, sob supervisão da professora Schirley Scheffer, e no ensino médio técnico do próprio IFSC, sob supervisão dos professores Luciano Dias da Silva e Alisson Rodrigues Rosario.
“Estou certo de que o Pibid irá contribuir de maneira significativa para a formação dos estudantes participantes, uma vez que eles terão a oportunidade de vivenciar a docência ao longo de todo o curso, elaborando e implementando projetos pedagógicos diferenciados e contextualizados com a sociedade contemporânea. Adicionalmente, destaco o Pibid como uma importante ferramenta de permanência e êxito dos estudantes no curso de Licenciatura”, afirma o professor.
Além do Câmpus Criciúma, o Pibid também contemplou os cursos de Licenciatura dos câmpus São José, Araranguá, Jaraguá do Sul e Palhoça-Bilíngüe. O programa é coordenado institucionalmente pela professora Paula Alves de Aguiar, do Câmpus São José.