SEPEI Data de Publicação: 21 ago 2024 15:31 Data de Atualização: 20 set 2024 11:15
O Desafio IFSC de Ideias Inovadoras 2024 foi lançado nesta quarta-feira (21) durante o Sepei, em São Miguel do Oeste. A novidade da competição deste ano é a parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Nacional.
O Desafio IFSC é uma competição educacional exclusiva para alunos do IFSC, voltada ao empreendedorismo e à inovação tecnológica. Equipes formadas por até quatro estudantes e um mentor podem inscrever seus projetos até 26 de setembro, no site www.ifsc.edu.br/desafio.
A participação do Sebrae Nacional nesta edição foi articulada pelo reitor Maurício Gariba Júnior em 2023, em conversa com o presidente do Sebrae Décio Lima, em Brasília. Quem está à frente da parceria é o coordenador de startups do Sebrae Nacional, Paulo Puppin Zandonadi, que esteve no Câmpus São Miguel do Oeste para o lançamento do desafio.
O coordenador falou sobre o que significa “empreender com inovação” e esclareceu dúvidas dos participantes. Explicou também que os projetos selecionados terão capacitação síncrona e assíncrona com profissionais do Sebrae, mentorias personalizadas e oficinas de pitch. A premiação, de até R$ 20 mil, também será patrocinada pelo Sebrae. O IFSC irá custear visitas técnicas a ecossistemas inovadores para as equipes vencedoras.
A pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFSC, Flávia Maia Moreira, explica que a intenção do Sebrae Nacional é tornar o desafio do IFSC um projeto nacional, para toda a rede federal. “A nossa proposta é muito parecida com o que eles idealizavam para um projeto nacional”, explica.
Como participar
Podem participar estudantes regularmente matriculados no IFSC em cursos técnicos (integrado, subsequente ou concomitante), graduação (bacharelado, licenciatura ou engenharia) e pós-graduações. As equipes devem ter no máximo quatro integrantes e um mentor, que deverá ser servidor do IFSC.
São consideradas “Ideias Inovadoras”, segundo o regulamento, as propostas de produtos ou processos tecnologicamente novos ou melhorias tecnológicas significativas em produtos ou processos existentes. O termo produto se aplica tanto a bens como a serviços e demais ideias com caráter original, inovador e empreendedor, ou então configurar inovação no mercado, na promoção da inclusão social, na geração de trabalho e renda e que, assim, promovam a qualidade de vida das pessoas.
Em setembro, será realizada reunião on-line com os interessados para esclarecimento de dúvidas e mais informações.
O cronograma, o regulamento completo, link de inscrição e resultado das edições anteriores estão disponíveis no site do Desafio IFSC de Ideias Inovadoras: www.ifsc.edu.br/desafio.
Veja a gravação do lançamento: