Diálogos Acadêmicos terá debate sobre ChatGPT nas práticas de ensino e pesquisa

EVENTOS Data de Publicação: 24 mai 2023 23:27 Data de Atualização: 16 jun 2023 18:46

A quinta edição da série formativa Diálogos Acadêmicos trará como tema o uso do ChatGPT nas práticas de ensino e de pesquisa. A palestra é uma iniciativa da Coordenadoria de Publicações (Proppi) e do Conselho Editorial do IFSC. Será transmitida pelo canal do IFSC no YouTube a partir das 19h, no dia 12 de junho. Os participantes que precisam de certificação, deverão fazer inscrição neste link.

A Inteligência Artificial (IA) possui várias aplicabilidades no campo da ciência, tecnologia e sociedade. Uma de suas vertentes são os modelos de linguagem, entre o mais conhecido, o ChatGPT (Generative Pretrained Transformer). A partir do seu lançamento em acesso aberto, em 2022, a ferramenta vem provocando discussões nas instituições de ensino, a partir da perspectiva das implicações éticas sobre a elaboração de conteúdos acadêmicos. Isso porque o ChatGPT possui a capacidade de gerar textos coerentes e relevantes em diferentes áreas do conhecimento.

-> Leia a reportagem do IFSC Verifica sobre os impactos do ChatGPT e da Inteligência Artificial na Educação

Embora essa tecnologia seja promissora no âmbito educacional, há alguns pontos que devem ser discutidos a respeito da sua aplicabilidade no ensino e pesquisa. O debate visa avaliar criticamente o uso da ferramenta, suas possíveis limitações e em quais áreas a tecnologia pode ser aplicada com o objetivo de aprimorar o processo de ensino e aprendizagem.

Participarão da palestra Ana Paula Kuczmynda da Silveira, professora de língua portuguesa e língua inglesa do Câmpus Gaspar, Mario de Noronha Neto, professor da área de telecomunicações com experiência em inteligência artificial  e Volmir Von Dentz, professor vinculado à Área de Cultura Geral, ambos do câmpus São José.

Confira as edições anteriores:

Edição 1 - O fantasma do plágio como má conduta na escrita científica

Edição 2 - Aspectos essenciais no processo de construção do texto acadêmico

Edição 3 – Processo de revisão e apresentação gráfica do texto acadêmico

Edição 4 - Diálogos Acadêmicos: o Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos

EVENTOS