Egressa de Engenharia Elétrica apresenta resultado de TCC em evento sobre poluição luminosa

PESQUISA Data de Publicação: 28 mar 2023 19:23 Data de Atualização: 28 mar 2023 19:30

Eficiência energética e poluição luminosa é o tema da apresentação que a engenheira eletricista Aline Luiza Trapp Tavares dos Santos faz nesta semana em webinar da International Dark-Sky Association (IDA) Brasil, uma organização líder no combate à poluição luminosa em todo o mundo. O evento será transmitido pelo canal da associação no YouTube, quinta-feira (30), às 19h30.

Egressa do curso de Engenharia Elétrica do Câmpus Joinville, Aline vai apresentar o estudo de caso que norteou seu trabalho de conclusão de curso (TCC), defendido em dezembro do ano passado: “Projeto de eficiência energética e revitalização da iluminação pública com ênfase ao combate a poluição luminosa em 3 praças na região central de Joinville”, orientado pela professora Joice Luiz Jeronimo.

“Como trabalho com iluminação pública e sei que poucas pessoas sabem como esse problema afeta a nossa saúde, achei interessante apresentar o tema com um exemplo prático”, conta Aline.  “A pesquisa pode embasar a criação de politicas públicas de combate à poluição luminosa.”

Ela destaca que este é um assunto pouco discutido no Brasil e de pouco conhecimento pelas autoridades. “Na França, desde 2018 há políticas públicas de combate à poluição luminosa. Em alguns países, as luminárias que são vendidas no Brasil são consideradas lixo”, exemplifica.

Conforme dados pesquisados pela engenheira eletricista, a poluição luminosa está aumentando em todo o mundo com o dobro da taxa de crescimento da população global: oito em cada dez pessoas vivem sob um céu noturno poluído por luz, e, pelo menos, três bilhões de dólares são desperdiçados em iluminação externa a cada ano nos Estados Unidos. 

O convite para apresentação do estudo de caso de Aline partiu da arquiteta Silvia Carneiro, especialista em iluminação, pesquisadora dos impactos da iluminação artificial com diversas publicações sobre o tema e representante do Brasil na International Dark-Sky Association.

PESQUISA EVENTOS CÂMPUS JOINVILLE