Trajetória de empreendedor de Tubarão inspira primeira turma de Processos Gerenciais

ENSINO Data de Publicação: 02 jun 2023 13:09 Data de Atualização: 02 jun 2023 15:55

Para marcar a primeira turma do curso superior de tecnologia em Processos Gerenciais, o Câmpus Tubarão convidou para a aula inaugural um empresário que, mais que o sucesso dos negócios, tem uma grande história de vida para compartilhar. De funcionário de uma farmácia que decidiu vender um automóvel para comprar medicamentos e abrir seu próprio negócio, ainda nos anos 60, a líder de uma empresa que hoje conta mais de 800 funcionários e está presente em quatro estados brasileiros, Genésio Antônio Mendes, aos 85 anos, compartilhou seus conhecimentos para os primeiros estudantes curso de Processos Gerenciais do Câmpus Tubarão.

A aula foi realizada na terça-feira (30). Fundador da GAM Distribuidora de Medicamentos e Perfumaria, o empresário Genésio A. Mendes esteve no Câmpus Tubarão para a atividade que também foi estendida aos estudantes dos cursos técnicos em Administração e Logística. A distribuidora fundada em 1968 hoje conta com centros de distribuição em Santa Cruz do Sul (RS), Serra (ES) e São José dos Pinhais (PR), além de uma em Tubarão, onde também está a sede administrativa.

“O seu Genésio Mendes é uma referência, um empresário visionário que, entre outras coisas, construiu na cidade um shopping que, há 17 anos, não havia outro do mesmo tamanho entre Porto Alegre e Florianópolis. A palestra foi um show e os alunos saíram da aula extasiados”, resume a coordenadora do curso Gabriela Tiscoski. Na conversa com os alunos, o empresário contou sua trajetória, que começou vendendo medicamentos com uma bicicleta, compartilhou decisões empresariais que tomou à frente de seus empreendimentos e procurou deixar uma mensagem aos estudantes. “E a principal mensagem foi que você precisa sempre passar confiança e ter respeito e empatia com as pessoas”, complementa a professora.

Em sua primeira turma, iniciada em fevereiro deste ano, o curso superior de tecnologia em Processos Gerenciais tem duração de seis semestres e forma profissionais habilitados a atuarem em diversas áreas na gestão de uma empresa. A abertura do curso atende a uma demanda dos estudantes dos cursos técnicos da área de Gestão e Negócios, que buscavam seguir sua formação na área. 

“O curso superior era uma necessidade que víamos no Câmpus e, considerando que Tubarão e a região são um forte polo comercial e industrial, entendemos que havia essa demanda de um curso superior na área, por parte de uma instituição pública. O curso está sendo muito procurado e estamos sentindo um grande engajamento e motivação por parte dos alunos”, diz Gabriela.

Além de Processos Gerenciais, o IFSC Câmpus Tubarão também conta com os cursos superiores de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Sistemas Embarcados e Licenciatura em Matemática (EaD).

ENSINO CÂMPUS TUBARÃO