Entidades organizam capacitação para melhorar atendimento a imigrantes na região

EXTENSÃO Data de Publicação: 19 abr 2023 17:38 Data de Atualização: 24 abr 2023 08:35

Nesta quinta-feira (19) foi realizada no auditório do Câmpus Jaraguá do Sul-Centro uma reunião de articulação entre entidades ligadas ao atendimento de imigrantes na região do Vale do Itapocu.

Promovida pela Organização Internacional para Migrações da ONU e pelos câmpus do IFSC em Jaraguá do Sul (Centro e Rau), a atividade contou com a participação de diversos representantes das Secretarias de Desenvolvimento Social dos municípios da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali). da Secretaria da Amvali e da Secretaria de Assistência Social, Mulheres e Família do Estado de Santa Catarina.

Durante a reunião, o IFSC apresentou as experiências de realização dos cursos de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para Estrangeiros em suas duas unidades de Jaraguá do Sul.

A partir da discussão, foi planejada uma capacitação de agentes públicos e da sociedade civil para o atendimento aos imigrantes. A iniciativa deve ocorrer, em princípio, nos dias 29 e 30 de junho.

A reunião desta quinta-feira foi realizada em formato híbrido, com um grupo presente no auditório do IFSC e outro participando por meio de videoconferência. Confira alguns dos participantes:

Kély Zimmermann - chefe do Departamento de Assuntos Estudantis do IFSC do Centro
Rodrigo Domit - chefe do Departamento de Assuntos Estudantis do IFSC do Rau
Anderson Bertoldi e Estela Ramos - autores do Curso Português como Língua de Acolhimento no IFSC do Rau
Regina Suenes - Gerente de Políticas para Igualdade Racial e Imigrantes na Secretaria de Assistência Social, Mulheres e Família do Estado de SC
Carolina Becker - Coordenadora de Projetos na Agência da ONU para as Migrações
Gabriela Santos - Assistente de Projetos na Agência da ONU para as Migrações
Cilene Bachmann Nogaretti - Assessora de Políticas Públicas da Amvali
Secretários (ou representantes) das Secretarias de Desenvolvimento Social de Jaraguá do Sul, Guaramirim, Massaranduba, Schroeder e Barra Velha.

EXTENSÃO CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-RAU CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-CENTRO