Equipe do Câmpus Garopaba participa do Desafio Inspira Tech em Brasília

INOVAÇÃO Data de Publicação: 16 fev 2023 18:35 Data de Atualização: 16 fev 2023 19:01

A Equipe Repropositar, do Câmpus Garopaba, foi uma das nove selecionadas para a final do Desafio Inspira Tech, promovido pelo Sebrae e pelo Ministério da Educação (MEC). O grupo formado pelos estudantes Yuri Lourenço Ribeiro, Ettore Ceretti e João Paulo Gomes e a professora Rafaela Escobar Burger participaram do evento realizado dias 14, 15 e 16 de fevereiro, no Espaço SebraeLab, localizado no Parque Tecnológico Biotic, na Granja do Torto, no Distrito Federal. A programação abrangeu atividades de preparação para apresentação final dos pitches e cerimônia de premiação dos vencedores com transmissão on-line na quinta-feira (16).

Cada equipe é formada por três a cinco estudantes da educação profissional e tecnológica, acompanhados por um professor.  Ao todo, 498 equipes se inscreveram para participar da competição nacional, de caráter educacional, sendo que 93 passaram para a fase semifinal, na qual a apresentação pitch da Repropositar ficou em segundo lugar e foi uma das nove selecionadas para a final. As campeãs foram: 1º lugar, Equipe Reseplast (RS); 2º lugar, Equipe No Acesso, e 3º lugar, Equipe Organic Constru (RJ).

Oportunidade de aprendizado

“Pitch” são apresentações curtas, de poucos minutos, em que os competidores têm que apresentar sua ideia de negócio de forma dinâmica e objetiva. O estudante Ettore Ceretti foi responsável por apresentar o pitch da Repropositar. Segundo ele, a participação na competição foi essencial para aprimorar o desenvolvimento e reforçar os ideais do Projeto Repropositar. “Não é uma brincadeira. Da mesma forma que a gente apresenta um pitch, a gente tem a mesma postura no mercado. Aprendemos muitos erros no nosso modelo de negócio que estamos pensando em aprimorar”.

Yuri conta que foram três dias intensos de palestras e aprimoramento e que o objetivo é continuar inovando. Para João Paulo, “foi uma experiência incrível, nunca imaginei que chegaríamos tão longe com o nosso projeto”.

-> Saiba mais sobre o Projeto Repropositar

-> Conheça a página do Projeto Repropositar no Instagram

O que é o Desafio Inspira Tech

O Desafio Inspira Tech é uma realização do Ministério da Educação (MEC) e do Sebrae e é operacionalizado pela edtech Inovenow, especializada em empreendedorismo, tecnologia e inovação com uma rede de mentores espalhada pelo Brasil. A ideia é estimular estudantes da Educação Profissional e Tecnológica de todo o país no desenvolvimento de ideias de novos modelos de negócios na temática da Economia 4.0, nos setores do agronegócio, indústria ou serviços.

-> Assista a apresentação final dos piches

-> Assista a premiação final

INOVAÇÃO NEWS