Equipe do Câmpus SMO conquista ouro na Olimpíada Brasileira de Agropecuária

EVENTOS Data de Publicação: 05 jul 2024 11:37 Data de Atualização: 05 jul 2024 13:30

Uma equipe do Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, do Câmpus São Miguel do Oeste do IFSC, levou o ouro na Olimpíada Brasileira de Agropecuária (Obap), realizada de 19 a 22 de junho, em Barretos (SP). Os estudantes Ismael Signor, Maria Luiza Montagna De Ross e Willian Henrique Santa Catarina formaram a “Agro2-4-D” e ficaram em 5º lugar entre 1.840 equipes de todo Brasil. Eles foram orientados pelo professor Anderson Zwirtes. 

A Obap é uma competição que busca estimular o ingresso dos jovens nas carreiras técnico-científicas, integrando estudantes de cursos técnicos da área e os conectando à ciência e às práticas contemporâneas da agricultura e pecuária.

O estudante Ismael conta que, desde o ano passado, o grupo estava determinado a participar da fase presencial. “Graças aos esforços, conseguimos este ano. Observamos sistemas de Pivô-Central, curvas de nível e cultivo de cana de açúcar, inéditos em nossa região. Estava desesperançoso quanto à premiação, porém, fomos surpreendidos com o quinto lugar. A experiência foi gratificante e encantadora”, afirma, agradecendo aos colegas, professores e ao IFSC, especialmente à equipe.

Entre as experiências de participar da Olimpíada, cita o aluno Willian, estão a avaliação dos conhecimentos práticos e teóricos adquiridos em aula, aplicando-os nas provas práticas e teóricas da Obap. “Além disso, a grande pressão durante as provas devido ao tempo de execução e a competitividade acarretaram em um maior entrosamento com a equipe”, conta.

O professor orientador da equipe, Anderson Zwirtes, afirma que a participação dos alunos na fase presencial da Olimpíada representa uma oportunidade única na formação acadêmica e pessoal. "Além de permitir a observação de técnicas produtivas distintas das usualmente encontradas na região, essa participação possibilita uma interação enriquecedora com estudantes de todo o país", destaca.

Zwirtes lembra que o Câmpus São Miguel do Oeste do IFSC possui um longo histórico de envolvimento nessa fase da Obap, e as frequentes premiações das equipes do câmpus demonstram o comprometimento da instituição e da gestão do câmpus em oferecer uma formação de qualidade aos estudantes.

"É gratificante observar a alegria e o entusiasmo dos participantes durante a realização das provas, tanto na fase virtual quanto na presencial, bem como o comprometimento deles na representação do IFSC. Embora a premiação seja importante ao reconhecer o comprometimento e desempenho dos alunos, a verdadeira recompensa está na participação na fase presencial, na troca de vivências e experiências com outras pessoas, que certamente será o principal legado guardado na memória dos alunos", finaliza o professor.

A edição de 2024 da Obap foi realizada pelos Institutos Federais do Sul de Minas Gerais (IFSulDeMinas) e de São Paulo (IFSP), com o apoio do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Também contribuíram para a realização da olimpíada a Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé) e a Receita Federal do Brasil.

Confira aqui todos os resultados.
 

ENSINO EVENTOS CÂMPUS SÃO MIGUEL DO OESTE