Estudante do Câmpus Itajaí é medalhista de bronze na Olimpíada de Matemática das Instituições Federais

EVENTOS Data de Publicação: 24 mai 2023 17:35 Data de Atualização: 25 mai 2023 13:36

A estudante do técnico integrado em Mecânica do Câmpus Itajaí Adriana Riffel é medalhista de bronze na segunda fase da Olimpíada de Matemática das Instituições Federais (Omif), realizada de 19 a 21 de maio no câmpus Fortaleza do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Ela e o também estudante do técnico integrado em Mecânica do Câmpus Itajaí Kauan Serikiaku se classificaram na primeira fase da Omif, realizada no próprio Câmpus, e viajaram a Fortaleza para a realização da prova presencial da Olimpíada. “Foi uma experiência incrível, eu estudei para a prova todos os dias. Eu e o Kauan nos preparamos com treinamentos com a professora de Matemática do Câmpus Itajaí Diana Amaro. Eu também participei do Programa de Iniciação Científica Jr (PIC) ao qual faço parte por ser medalhista da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) do ano passado.”

Na primeira fase da Omif, os estudantes precisaram responder 21 questões de múltipla escolha e na segunda fase, cinco questões dissertativas. “Nós nos preparamos muito. A professora Diana nos orientou e nos auxiliou a refazer as provas de 2018 e 2019 da Omif. Foram 2h30min de prova que acabam sendo pouco tempo para responder as questões”, avalia o estudante Kauan Serikiaku. 

Além da realização da prova, os estudantes participaram de uma série de oficinas, palestras e minicursos. Adriana participou de um minicurso de lógica de programação e Kauan de um sobre construção de sólidos platônicos no GeoGebra. “Foi uma experiência única. Conhecemos um pouco de Fortaleza e fizemos contato com estudantes de diferentes regiões do país”, explica Kauan. 

Para conseguir recursos para irem a Fortaleza, os estudantes organizaram uma rifa. “O fundamental para eu ganhar a medalha foi o apoio das pessoas, da minha família, dos professores, dos colegas, seja com uma palavra de incentivo ou comprando a rifa”, comenta Adriana. 

 

EVENTOS CÂMPUS ITAJAÍ