Estudantes do Câmpus Joinville participam de curso de inverno no Rio de Janeiro, em programa de seleção de talentos

EVENTOS Data de Publicação: 12 ago 2026 19:46 Data de Atualização: 12 ago 2026 19:54

A última semana de julho foi especial para seis estudantes dos cursos técnicos integrados em Eletroeletrônica e Mecânica do Câmpus Joinville. De 27 a 31 de julho, Eloisa Campos Pacheco, Giulia Fernandes da Silva, Isabelle Cristine Kanzler, Laura da Rosa Cardoso, Lucas Fronza e Matheus Fermino Campioli participaram do Curso de Inverno Seleção de Talentos, no Rio de Janeiro, promovido pelo Centro para o Desenvolvimento da Matemática e Ciências da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Junto com outros 61 participantes de sete estados brasileiros, os estudantes tiveram aulas, palestras e atividades conduzidas por professores de diferentes escolas da FGV, nas áreas de Matemática, Computação, Ciência de Dados, Economia, Administração, Direito e Comunicação, além de momentos de integração e desenvolvimento profissional.

Recém-concluinte do curso técnico integrado em Mecânica, Isabelle Kanzler aproveitou o curso para conhecer melhor a área de ciência de dados, sua atual paixão. “Foi uma experiência inspiradora”, conta Isabelle. Agora, ela vai fazer o curso on-line de reforço em matemática, literatura, redação e português proporcionado pela FGV, para se preparar para o vestibular da universidade e concorrer a uma bolsa integral.

Parte do incentivo veio da egressa Keidy Alves Pizzetti Amaro, uma das aprovadas do Câmpus Joinville com bolsa integral pelo programa Seleção de Talentos. Keidy começou o curso de Comunicação Digital neste ano, com  isenção de mensalidades e taxas acadêmicas e auxílio moradia.

Para o professor de Matemática, Paulo Amaro Velloso Henriques dos Santos, que acompanhou o grupo, o programa é uma grande oportunidade para os alunos conhecerem outras possibilidades de carreira. “Como professor, minha missão não é apenas transmitir conhecimento, mas também criar oportunidades para o futuro”, enfatiza o professor.

Durante a estada no Rio de Janeiro, os estudantes também tiveram tempo para conhecer algumas praias, como a de Botafogo, e locais turísticos e históricos, como o Morro do Pão de Açúcar, a Biblioteca Real, o prédio histórico do Centro Cultural Banco do Brasil e a Confeitaria Colombo.

Toda esta experiência foi marcante para Isabelle, que nunca havia viajado de avião e nem conhecia o Rio de Janeiro. “Foi tudo muito legal; um ótimo jeito de começar minha nova etapa de vida adulta.”
 

EVENTOS CÂMPUS JOINVILLE