ENSINO Data de Publicação: 06 dez 2024 10:52 Data de Atualização: 10 dez 2024 15:44
Estudantes do Câmpus Tubarão tiveram a oportunidade de participar do que é considerado o maior evento da área de tecnologias livres da América Latina. De quebra, ainda realizaram uma visita técnica à usina hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu.
A viagem foi realizada entre os dias 26 e 29 de novembro. Participaram sete servidores e 35 estudantes do Câmpus Tubarão, dos cursos superiores de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas Embarcados, e dos cursos técnicos em Eletrotécnica, Administração, Processos Gerenciais e Logística.
Coordenada pelo professor Roberval Silva Bett, a caravana do Câmpus Tubarão primeiro realizou a visita técnica à Itaipu Binacional, no dia 26. Nos três dias seguintes, os estudantes e servidores participaram do 21ª Latinoware, criado em 2004 como Conferência Latino-Americana de Software Livre pela Itaipu Binacional e pelo Itaipu Parquetec. O evento reuniu mais de 3,8 mil participantes de 19 países, entre estudantes, empreendedores, pesquisadores, entusiastas de tecnologia, empresas e organizações.
“Foram dias de muito aprendizado e de trocas com palestrantes e visitantes das mais diversas instituições e nacionalidades. Um marco na formação dos nossos alunos”, afirma o professor Roberval.
Nos dias sem atividades nos eventos, o grupo do Câmpus Tubarão ainda pôde visitar pontos turísticos da região como o Marco das Três Fronteiras (Brasil), na confluência dos rios Paraná e Iguaçu, onde se pode ver Brasil, Paraguai e Argentina, e também nas famosas Cataratas do Iguaçu.