Estudantes do IFSC de São Lourenço do Oeste poderão realizar oficinas preparatórias para integração ao mundo do trabalho

CÂMPUS SÃO LOURENÇO DO OESTE Data de Publicação: 10 mai 2023 13:09 Data de Atualização: 10 mai 2023 13:17

A comissão de permanência e êxito do Câmpus São Lourenço do Oeste está realizando um levantamento de interesse para realização de estágio não obrigatório e para a realização de oficinas preparatórias para o mundo do trabalho.

A manifestação de interesse pelos estudantes de todos os cursos do câmpus pode ser realizada pelo formulário on line durante todo o mês de maio neste link.

Com base nessas informações, serão organizadas oficinas de elaboração de currículo e de preparação para entrevistas de empregos aos estudantes interessados.

Além da preparação dos estudantes interessados, um dos objetivos da comissão é também aproximar as empresas da região de São Lourenço do Oeste aos estudantes do IFSC para a oferta de vagas de estágio não obrigatório, vagas no programa jovem aprendiz e também vagas de emprego.

As empresas informam suas vagas para o setor responsável (estagio.slo@ifsc.edu.br) e de forma padronizada o IFSC divulga as vagas disponíveis no portal institucional.

Estágios x Jovem aprendiz

Estágio - é um ato educativo orientado e supervisionado que ocorre no ambiente de trabalho. No IFSC, o estágio é concebido como uma oportunidade de aprendizagem do fazer, é uma forma de participar do mundo do trabalho e, na relação com outros profissionais do ramo, aprender também valores e atitudes no contexto das relações interpessoais e contradições que envolvem o trabalho. O estágio pode ser obrigatório e não obrigatório. 

  • Obrigatório: é aquele cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção do diploma. No câmpus São Lourenço não temos nenhum curso com estágio obrigatório.
  • Não obrigatório: é aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória do curso, sendo necessário, neste caso, o pagamento de bolsa e de auxílio-transporte ao estagiário.

No Brasil, os estágios são regidos pela Lei n.º 11.788/20018. Em consonância com esta lei federal, os estágios no IFSC são regulamentados pela Resolução 74/2016/CEPE.

Jovem aprendiz - é um projeto do governo federal criado a partir da Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/00) e tem o objetivo de inserir o aluno no mundo do trabalho. É um programa destinado aos jovens de 14 a 24 anos mas sem limite de idade para pessoas com deficiência.

O IFSC é uma entidade qualificadora cadastrada no Ministério do Trabalho apta a mediar a inserção dos seus estudantes de cursos técnicos integrados, concomitantes e subsequentes na vida profissional através do Jovem Aprendiz.

Entre os benefícios para o aprendiz destacam-se carteira assinada, salário mínimo- hora da categoria, 13º salário e Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

A comissão de permanência e êxito do câmpus é constituída por docentes, técnicos administrativos e estudantes do câmpus. O objetivo principal da comissão é promover a permanência e êxito dos estudantes em todos os níveis e modalidades de ensino ofertados no IFSC São Lourenço do Oeste, por meio de um conjunto de estratégias e ações que visam o enfrentamento da evasão e retenção.

CÂMPUS SÃO LOURENÇO DO OESTE