Estudantes produzem roupas para bonecas a partir de aulas de matemática e doam os materiais produzidos para centro de educação infantil

ENSINO Data de Publicação: 28 ago 2024 13:56 Data de Atualização: 28 ago 2024 14:02

Os estudantes das primeiras fases dos técnicos integrados do Câmpus Gaspar foram desafiados pela professora Vanessa Oechsler a rever alguns conceitos de matemática básica como regra de três, geometria, porcentagem e área a partir de uma atividade prática. Eles precisavam confeccionar roupas para bonecas. “Eles tinham que calcular a quantidade de tecido que precisavam usar, fazer o molde e para isso trabalhar com fração e geometria. Depois da apresentação das peças e dos cálculos que eles precisaram fazer, nós decidimos doar as bonecas e as roupas produzidas para um centro de educação infantil”, explica a professora Vanessa. 

As bonecas e as roupas foram entregues nesta terça-feira (27) no Centro de Educação Infantil Antônio José Curtipassi, em Blumenau. Além das peças, cada grupo fez uma carta para os estudantes que iriam receber. “A atividade nos fez praticar tudo o que foi aprendido em sala de aula e nos fez ver a matemática de uma forma mais divertida e menos monótona (como apenas copiar conteúdo e fazer cálculos). Ir até a escola para fazer a entrega foi uma experiência muito agradável e divertida, eu amo crianças e poder presenteá-las com brinquedos, que é uma coisa que elas adoram, me deixou muito feliz”, explica a estudante do técnico integrado em Química Thamily Luiza Mello.

Durante a entrega das bonecas teve também contação de histórias, mas não de qualquer história. A diretora-geral do Câmpus, Ana Paula Kuczmynda da Silveira, contou a história de onde nascem as bonecas e, de uma forma lúdica, fez da atividade realizada nas salas de aula um conto de fadas, contando sobre o nascimento das bonecas nas aulas de matemática no IFSC.  “O processo de construção de conceitos matemáticos se inicia na educação infantil e vai se consolidando ao longo da vida; mas a educação infantil é a base de tudo, por isso é tão importante trabalhar conceitos vinculados à aquisição de linguagem e raciocínio matemático com as crianças pequenas, bem como encantá-las para o trabalho com eles", afirma a diretora-geral do Câmpus.

 

ENSINO CÂMPUS GASPAR